Bússola_Gestão Hospitalar
transformando dados em ações custo-efetivas
O Bússola_Gestão Hospitalar nasceu do consenso de que há espaço para evoluções expressivas na eficiência e na prestação de contas da gestão hospitalar no estado do Rio de Janeiro e seus municípios. O objetivo do projeto é promover a transparência de dados da gestão de hospitais da rede pública e, ao mesmo tempo, direcionar a atuação de órgãos de controle e gestores para o que há de mais crítico nesse tema.
O projeto piloto incluiu dois hospitais da rede municipal de Volta Redonda, além do Hospital Estadual Adão Pereira Nunes (HEAPN), em Duque de Caxias. Com o advento da crise da COVID-19, o Laboratório redirecionou esforços para também atender às demandas urgentes da FTCOVID-19/MPRJ.
A construção do projeto seguiu a lógica proposta pela trilha azul do Fluxo de Transformação. Isto é, o componente do método de trabalho do Inova_MPRJ focado em resultados de priorização, abertura de dados e monitoramento.
O Laboratório realizou diagnóstico de bases de dados e dos principais sistemas e fluxos de informação da rede pública de saúde; identificou indicadores prioritários relacionados à crise; apoiou a atividade-fim do MPRJ nas requisições de acesso direto a dados de interesse; construiu protótipo clicável; e concebeu inteligência de dados para orientar tomadores de decisão – em formatos de painel e de alertas automatizados.
Detalhes de todas essas etapas e dos próximos passos do projeto estão disponíveis no relatório publicado em formato web.
INFORMAÇÕES DO PROJETO
Tema do experimento
Assistência à saúde
Parceiros proponentes
_ Força Tarefa de Enfrentamento ao COVID-19 (FT_COVID-19/MPRJ)
_ 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo de Volta Redonda (3PJTC do Núcleo de Volta Redonda)
_ 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Saúde da Região Metropolitana e Saúde (2PJTC de Saúde da Região Metropolitana e Saúde)
Projetos relacionados