O Inova_MPRJ construiu a visão de produto e guiou o desenvolvimento do protótipo do novo sistema de gerenciamento de investigações do MPRJ – o Integra Extrajudicial (IntegraX). O resultado foi o desenho de um sistema intuitivo e centrado na experiência dos usuários e o desenvolvimento de um protótipo funcional.
A inspiração para a iniciativa partiu da prática de atuação digital desenvolvida desde 2017 pela 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva (3PJTC). Em três meses, a equipe da 3PJTC implementou, com aprovação da CGMP, uma prática de trabalho 100% digital. Utilizando ferramentas gratuitas (OneDrive, Trello e Outlook), a equipe do órgão digitalizou todo o seu acervo de procedimentos e criou uma rotina de trabalho e comunicação (interna e externa) que dispensou a necessidade de autos em papel.
Aprendendo com a experiência da 3PJTC e indo além, a missão do Inova_MPRJ foi construir uma visão de produto centrada nas pessoas e orientar o desenvolvimento de um sistema institucional para a gestão digital da atuação extrajudicial do MPRJ.
O Laboratório utilizou de técnicas em design de serviços e métodos ágeis para desenvolver e testar o protótipo continuamente. O protótipo foi implementado em promotorias parceiras e aprimorado de acordo com as sugestões recebidas.
A partir dessa experimentação e um grupo focal, o Inova_MPRJ entregou medições iniciais de impacto e uma proposta de roteiro de funcionalidades para desenvolvimento futuro em novas versões do sistema do IntegraX.
A equipe do Inova_MPRJ entregou o protótipo para a STIC realizar as atividades de desenvolvimento (isto é, a programação) e implementação em escala.