A pandemia do novo coronavírus exacerbou problemas já conhecidos da administração penitenciária. Há décadas, as 46 unidades prisionais fluminenses enfrentam realidades de superlotação e falta de recursos humanos.
Como consequência, há problemas graves de insalubridade, disseminação de doenças, além de dificuldades de suprir o que é necessidade básica, como água e alimentação.
Assim, o projeto propôs a criação de um painel gerencial de transparência e gestão de indicadores priorizados para a atuação de promotores de justiça e demais tomadores de decisão. Propôs, além disso, a criação de uma página HTML aberta para comunicar ao público geral sobre os indicadores selecionados, exemplificando com dados recentes.
Dentre os seis temas levantados como mais relevantes pela Promotoria responsável pelo sistema prisional, o Laboratório selecionou quatro para começar a exploração e visualização de dados: lotação, fornecimento de água, alimentação e assistência material (cobrindo itens de higiene pessoal e rouparia).
As visualizações de indicadores elaboradas pelo Inova_MPRJ tiveram como base os dados dos formulários de vistoria das Varas de Execução Penal, bem como bases da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e da concessionária de água FAB junto à CEDAE. As visualizações fazem parte tanto do painel gerencial, quanto da futura página HTML aberta ao público. Ambos produtos ainda não estão disponíveis para o uso.
O protótipo, elaborado na plataforma Figma, serviu para que o Inova_MPRJ testasse o conceito da painel gerencial com 2 promotorias para identificar pontos de melhoria e validar a visão de negócio.