Por que participar da consulta pública?

O Impacta

O MPRJ quer ouvir você! Essa é uma ótima oportunidade para exercer a sua cidadania e ajudar o MPRJ a priorizar questões importantes para a sociedade na sua atuação.

Ao contribuir com a consulta, você agregará a visão da sociedade ao planejamento público. Isso é algo importante para o Impacta, pois ajuda a encontrar soluções compatíveis ao que se espera da Instituição. O melhor desempenho das atividades do MPRJ se traduz na qualidade dos programas e serviços públicos prestados no estado do Rio de Janeiro.

Participe do pareamento!

Estão abertas as inscrições do pareamento da aceleração. Inscreva-se até xx de xx de 2022.

ver desafios inscreva-se

Resultados do Impacta

Os módulos de incubação e aceleração da primeira edição do Impacta chegaram ao fim. Foram sete meses de trabalho intenso, com mentorias, oficinas, webinários e outras atividades colaborativas. As 18 startups que concluíram o programa desenvolveram diferentes propostas de soluções para os nove desafios do MPRJ.

Entre os dias 28 e 29/06, integrantes de diversos órgãos da Instituição avaliaram as propostas com base em quatro critérios: adequação ao desafio, valor, usabilidade e visão de futuro. As equipes vencedoras estão listadas abaixo, de acordo com o desafio a que se propuseram.

propostas vencedoras menções honrosas

Propostas vencedoras

Menções honrosas

desafio 2
Galileu – Murabei
Desafio 2: Transações patrimoniais suspeitas
Plataforma que aprende os padrões de transações patrimoniais potencialmente irregulares, preservando os sigilos dos dados. Organiza-se em duas frentes: (a) docente, que incorpora casos reais de transações irregulares ao mesmo tempo em que treina os algoritmos identificadores; e (b) operativa, que tem por objetivo apresentar as visualizações das transações, gerar relatórios e automatizar a detecção de transações suspeitas, com cálculo das probabilidades de possíveis irregularidades.
desafio 4
Xerlock – Fábrica de Negócio
Desafio 4: Integração de dados para investigações
Plataforma web integrada que apresenta diversas bases de dados internas e externas ao MPRJ. A plataforma condensa informações estratégicas para investigações do MPRJ e exibe sugestões de diligências de maneira gráfica para os peritos de órgãos técnicos e promotorias de justiça do MPRJ.
desafio 4
Sistema de Precedentes Docato
Desafio 5: Sistema de precedentes
Consulta de documentos públicos (sentenças e acórdãos) do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) com o objetivo de identificar questões que se assemelham entre si e que possuam resultados divergentes. Após identificados os possíveis casos para discussão, a ferramenta extrai a íntegra das decisões no site do TJRJ e disponibiliza os dados aos operadores, inclusive com a íntegra de todas as decisões usadas para consolidar a informação.
desafio 7
Mandados de Prisão — Pitang
Desafio 7: Mandados de prisão
A solução sincroniza dados constantes dos mandados de prisão (e respectivos status) com a Base Nacional de Mandados de Prisão e com diferentes bases internas do MPRJ. Além disso, possibilita a obtenção de endereços dos investigados de forma dinâmica por meio de bases de dados já existentes no MPRJ e/ou públicas.
desafio 8
Sentinella – Govcheck
Desafio 8: Recursos legalmente vinculados
A solução expõe possíveis anomalias em relação à execução orçamentária - em especial, recursos legalmente vinculados. Também é possível a criação de alertas personalizados a partir de valores expressivos de gasto público, tipos de licitação mais propícias a fraudes ou até um credor específico, por exemplo. Há também a forma de busca avançada, que pode facilitar para usuários buscas específicas de unidade orçamentária, credor ou data da despesa.
desafio 9
Agius – PIAGAM
Desafio 9: Gestão de projetos
Sistema que permite a criação de projetos relacionados a investigações em temas estratégicos, além da exportação dos projetos e documentos correlatos para outros sistemas. Permite, ainda, o aperfeiçoamento da gestão de conhecimento institucional: os projetos exitosos podem ser classificados como modelo e assim, ficam disponíveis para sua utilização por qualquer promotoria da Instituição.