Everaldo Moreira Lima - Personalidade do MPRJ - Centro de Memória

"Eu escolhi a carreira do Ministério Público porque quando fiz o curso de Direito eu me enamorei imediatamente do Direito Penal."
Dr. Everardo Moreira Lima, ingressou em 1951 no Ministério Público do Distrito Federal no primeiro concurso. Tomou posse após nomeação pelo então Presidente Getúlio Vargas, político com o qual discordava na época do Estado Novo (1937-1945) quando ainda era um estudante de Direito na UFF.
 
Estreou com destaque no Júri como Promotor em 1952 e atuou em causas de grande repercussão no II Tribunal do Júri, como o caso do assassinato de Jules Cateysson em 1954.
 
Dr. Everardo acompanhou ativamente a transferência da capital federal do Rio de Janeiro para Brasília, a fundação do Estado da Guanabara em 1960, a fusão do Estado da Guanabara e do Estado do Rio de Janeiro em 1975 e a preparação da Constituição Cidadã de 1988.
 
Foi o primeiro Promotor Titular da 21ª Vara Criminal, o primeiro presidente da Associação do Ministério Público do novo Estado do Rio de Janeiro (AMPERJ) e o primeiro Membro do Ministério Público a receber o Colar do Mérito Judiciário.

Conheça o MPRJ - Centro de Memória - Personalidades do MPRJ - 1ª Edição: O Príncipe do Júri

1ª Edição: O Príncipe do Júri Ver todos

Conteúdos Relacionados - 2ª Edição - Personalidades do MPRJ - Centro de Memória

Conteúdo Relacionado
Página
Personalidades do MPRJ