Noticias Novo Portal Noticias Novo Portal

Retornar para página inteira

Notícia

Institucional
Niterói
MPRJ homenageia o procurador de Justiça Maurício Helayel, dando o seu nome ao prédio do CRAAI Niterói
Publicado em 10/07/2019 12:43 - Atualizado em 10/07/2019 14:16

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) inaugurou nesta terça-feira (09/07), o letreiro, uma placa e um totem em homenagem ao procurador de Justiça Maurício Helayel, que passa a dar nome ao prédio do Centro Regional de Apoio Administrativo e Institucional (CRAAI) de Niterói. Estiveram presentes à cerimônia o procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, membros e servidores do MPRJ e da sociedade niteroiense e representantes da família do homenageado: sua esposa, a defensora pública aposentada Vera Helayel; seus filhos, a procuradora de Justiça Sumaya Helayel, a engenheira e advogada Clicia Helayel Ismael, e o economista e advogado Maurício Helayel Júnior; seus netos, José Maurício Helayel Ismael, Beatriz Helayel Ismael, Maurício Helayel e Eduardo Helayel; além de seu sobrinho, o ex-presidente da Associação do MPRJ (Amperj), o promotor de Justiça Luciano Mattos. 

Entre os diversos representantes do MPRJ, compareceram ao evento a presidente do Centro de Procuradores de Justiça (Ceprojus/MPRJ), Maria do Carmo dos Santos Casa Nova; o subprocurador-geral de Justiça de Administração do MPRJ, Eduardo Lima Neto, presidente da Caixa de Assistência do MPRJ (Camperj); a promotora de Justiça Geórgea Marcovecchio Guerra, diretora presidente da Fundação Escola Superior do Ministério Público (Femperj); o vice-presidente da Amperj e presidente do Conselho de Administração da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Integrantes do Ministério Público e da Defensoria Pública no Estado do Rio (Sincoob/Coomperj), Virgílio Stavridis; a coordenadora do CRAAI Niterói, Adriana Schenkel, além de membros do Tribunal de Justiça.

De acordo com o PGJ, a homenagem ao procurador, que atuou por mais de 30 anos na instituição, foi um momento extremamente importante para a cidade de Niterói. “O doutor Maurício, junto com inúmeros outros colegas, com empenho e muitos sacrifícios pessoais, se dedicou para que a nossa instituição ocupe o espaço que ocupa hoje na defesa da cidadania e da população, principalmente carente. E é com essa imensa satisfação que hoje estamos reunidos para render essa homenagem”, destacou Gussem.

Filha do homenageado, Sumaya Helayel ressaltou que o pai escreveu uma história de entrega pessoal para que fosse observada a valorização da instituição. “Sua trajetória foi um exemplo de dedicação, empenho, perseverança, denodo e prudência e ele definitivamente participou na concretização das missões e na afirmação do dignificante papel do Parquet fluminense. A cidade de Niterói foi testemunha dos passos de sua vivência profissional. Aqui ele cumpriu, por anos a fio, o seu papel de promover Justiça”, afirmou a procuradora de Justiça.

Para a coordenadora do CRAAI Niterói, Adriana Schenkel, o prédio, que abriga mais de 20 órgãos de execução do MPRJ, sente-se honrado em receber o nome do procurador. “O doutor Maurício foi um homem honrado, que exerceu suas funções por mais de 30 anos no Parquet fluminense de forma combativa, firme e irretocável. Que junto com sua esposa inspirou filhos e netos a traçarem os caminhos da vida jurídica, defendendo os valores da honra, honestidade, competência e dedicação”, declarou.

Maurício Helayel nasceu em Rio Bonito, em 1931, e ingressou no MPRJ em 1962 no cargo de defensor público substituto que, à época, integrava a carreira da Procuradoria-Geral de Justiça. Em 1966 foi empossado no cargo de promotor de Justiça, através de aprovação em concurso de provas e títulos, tendo atuado nas Comarcas de Teresópolis, Nova Iguaçu, Cambuci, Santa Maria Madalena, Silva Jardim e Niterói, entre outras. Ocupou os cargos de chefe de gabinete do Procurador-Geral de Justiça e de 3º Subprocurador-Geral junto ao TCE, aposentando-se como procurador de Justiça em 1998 e tendo recebido comendas e títulos, como o Colar do Mérito do MPRJ, a Medalha Tiradentes, cidadão niteroiense e cidadão honorário de São Pedro da Aldeia.

mprj
gussem
pgj
homenagem
procurador de justiça mauricio helayel
craai niteroi
sumaya helayel
luciano mattos
624 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)
Compartilhar