Noticias Novo Portal Noticias Novo Portal

Retornar para página inteira

Notícia

Institucional
MPRJ lança livro sobre os avanços institucionais na Era da Informação
Publicado em 08/01/2021 14:05 - Atualizado em 08/01/2021 15:10

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Coordenadoria de Comunicação Social (CODCOM/MPRJ), lançou o livro MPRJ Digital. Disponível no site da instituição exclusivamente no formato digital, a publicação apresenta a filosofia e os princípios pelos quais se guiou a gestão do procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, nos últimos quatro anos, com destaque para os avanços do MPRJ na área de inovação, tecnologia e pesquisa, contextualizando o leitor com informações sobre a trajetória histórica da administração pública e a evolução da plataforma Governos Abertos no Brasil. 

Nesse sentido, a obra discorre sobre um novo cenário da administração pública, no qual o MPRJ tem promovido iniciativas que priorizam a efetiva realização dos princípios da eficiência e da transparência, com investimentos no desenvolvimento de novas tecnologias e na criação de setores voltados à construção de um pensamento científico institucional. A publicação registra ainda o processo de modernização das estruturas do Parquet fluminense e a consolidação de uma atuação mais científica e mais resolutiva.  

O MPRJ Digital é a síntese de uma visão do Ministério Público do futuro, uma instituição moderna, integrada aos recursos da Era da Informação e capaz de atuar estrategicamente, com foco na busca de resultados e no pleno atendimento às demandas dos cidadãos. O livro pode ser acessado clicando na imagem abaixo:

imagem MPRJ

Segundo o procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, a publicação é mais uma tentativa de tornar o MPRJ uma instituição transparente a todos:

“Trata-se de uma experiência inovadora na administração pública, na qual buscamos realizar os valores da Parceria para Governo Aberto – integridade, transparência,  participação cidadã, tecnologias e inovações – por meio do redesenho da estrutura ministerial, da criação de órgãos voltados à otimização do trabalho de promotores e procuradores de Justiça, bem como pelo desenvolvimento e pela adoção das mais importantes ferramentas tecnológicas existentes atualmente, como a inteligência  artificial e imagens de satélites”.


Em um vídeo institucional, que pode ser acessado clicando na imagem abaixo, o próprio PGJ apresenta o conceito do MPRJ Digital:


 

Concepção administrativa estratégica que prioriza uma gestão voltada à busca de resultados concretos, a filosofia e os projetos do MPRJ Digital concretizaram-se nos últimos anos em diversas iniciativas ministeriais, podendo-se ressaltar os trabalhos dos setores que integram o Núcleo de Conhecimento do MPRJ (MPRJ em Mapas, Centro de Pesquisas e Laboratório de Inovações), bem como todos os esforços para alinhar a instituição às diretrizes e aos princípios do compliance na administração pública. O livro MPRJ Digital traz também, de forma simples e didática, a estrutura dos órgãos e setores do MPRJ voltados à realização de sua missão constitucional e ao atendimento das demandas da sociedade fluminense. 

“Buscamos, por essas páginas, apresentar o histórico dos conceitos que nos inspiraram e relatar o quanto avançamos nesse novo caminho da administração pública brasileira” observou o procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, na apresentação do livro. 


Para conhecer mais sobre a evolução da administração pública no Brasil, clique na imagem abaixo:

imagem MPRJ

gussem
eduardo gussem
tecnologia
pesquisa
mprj digital
inovação
codcom
livro institucional
era da informação
283 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)
Compartilhar