Noticias Novo Portal Noticias Novo Portal

Retornar para página inteira

Notícia

Idoso e Pessoa c/Deficiência
MPRJ participa da Caminhada do Dia Mundial da Conscientização do Autismo
Publicado em 08/04/2019 17:17 - Atualizado em 08/04/2019 17:10

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Ouvidoria Itinerante/MPRJ e do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência (CAO Idoso e Pessoa com Deficiência/MPRJ), participou neste domingo (07/04) da 9ª Caminhada do Dia Mundial da Conscientização do Autismo, realizada no Posto 12, na praia do Leblon. Esta foi a terceira vez que o projeto Ouvidoria Itinerante participou do evento, coletando denúncias, reclamações, críticas e sugestões de pais e parentes de pessoas autistas, principalmente na área da Educação.

Ouvidora do MPRJ, a procuradora de Justiça Denise Fabião Guasque destacou que o MPRJ foi convidado para apoiar o evento, criado pela sociedade civil e por pais de crianças autistas. “É muito importante estarmos aqui ao lado destas pessoas porque sabemos que temos, em nosso país, poucas políticas inclusivas. O MPRJ sempre foi muito sensível a esta questão e o CAO Idoso e Pessoa com Deficiência desenvolve, neste sentido, uma política social muito interessante de apoio a esta parcela da população, não apenas aos autistas mas às pessoas com qualquer tipo de deficiência. A Ouvidoria tem todo o envolvimento na escuta das dificuldades enfrentadas pelos cidadãos”, afirmou.

O estande do MPRJ recebeu diversas queixas, principalmente de pais insatisfeitos com a atendimento prestado no ambiente escolar para a inclusão dos filhos autistas. “Nós tivemos muitas dificuldades para achar uma escola que atendesse de maneira adequada o nosso filho, pois a maioria delas não está preparada para prestar um atendimento inclusivo. Nós percorremos uma maratona até que achamos um lugar que nos recebeu de braços abertos. De qualquer maneira, a sociedade precisa se conscientizar que não é um favor. As nossas crianças têm direito a uma inclusão verdadeira educacional e social”, destacou o servidor público Felipe Curi, que esteve no estande do MPRJ para dar a sua sugestão e compareceu pela segunda vez à caminhada.

O evento deste domingo fez parte das atividades relacionadas ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no último dia 02/04. Além do MPRJ, o evento recebeu diferentes estandes, muitos deles com atividades lúdicas para as crianças, como brincadeiras manuais e até o uso de microscópios para observar pequenos organismos. No estande do MPRJ, também estava a equipe da Fundação Leão XIII, que disponibilizou a isenção da taxa para a emissão de 2ª via de documentos para a população. Também estiveram presentes a Associação dos Magistrados do Estado do Rio (AMAERJ), prestando consultoria jurídica para a população, a Polícia Militar e os aguadeiros da CEDAE.

No dia 02/04, a 2ª Central de Inquéritos do MPRJ, núcleo São Gonçalo, se solidarizou com a data, e promotores, servidores e colaboradores aderiram à campanha vestindo roupas azuis, símbolo do movimento. A copeira Mariana Queiroz de Moledo, mãe de Bernardo, descreveu as dificuldades enfrentadas para incluir o filho autista na sociedade. “No início do período letivo, encontrei dificuldade na escola pública, que demorou a contratar um mediador. A luta é grande, mas tudo isso compensa com o amor do seu filho, com o amor das pessoas próximas que estão sempre prontas a ajudar”, declarou.

A Ouvidoria é o principal canal de comunicação da sociedade com o MPRJ e a Ouvidoria Itinerante permite que as pessoas possam tirar suas dúvidas e fazer suas reclamações com mais agilidade, tendo canal direto com os representantes ministeriais, que anotam suas queixas e, posteriormente, encaminham para as promotorias responsáveis para a adoção das medidas cabíveis.

 

ouvidoria itinerante
dia mundial da conscientização do autismo
153 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)
Compartilhar