Noticias Novo Portal Noticias Novo Portal

Retornar para página inteira

Notícia

Institucional
Nova Friburgo
MPRJ realiza de forma virtual seu 2º Encontro dos Psicólogos
Publicado em 03/05/2021 18:58 - Atualizado em 03/05/2021 18:57
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ), realizou, na segunda-feira (03/05), o 2º Encontro dos Psicólogos do MPRJ. O evento, realizado na modalidade virtual, teve como tema “O Assessoramento técnico da equipe de psicologia junto às Promotorias de Justiça do Centro Regional de Apoio Administrativo e Institucional de Nova Friburgo (CRAAI NF) – uma perspectiva de atuação no âmbito infanto juvenil”.
 
A abertura do encontro contou com a participação da coordenadora do CRAAI Nova Friburgo, promotora de Justiça Claudia Canto Condack, que ressaltou a importância e a dedicação da equipe técnica em suas atuações. Na sequência, os psicólogos do CRAAI NF, Andréa da Silva Bastos e Luiz Gustavo de Azevedo, fizeram uma exposição sobre a forma pela qual suas atividades são desenvolvidas, divididas, organizadas e coordenadas.  
 
Em sua fala inicial, Andréa da Silva Bastos destacou a importância de entender o papel do MP, estudar a atuação do promotor de Justiça e do psicólogo, e traçar um plano de trabalho. A psicóloga explicou que no CRAAI NF, quando chega uma demanda, a equipe se reúne e discute estratégias para o caso em tela. “A nossa experiência aponta para a necessidade de ajustes técnicos”, ressaltou. Andréa também falou sobre sua experiência como coordenadora de equipe e destacou que o trabalho do psicólogo do MPRJ “está em permanente construção”.
 
Gustavo falou sobre o assessoramento técnico às Promotorias de Justiça com foco no fomento de políticas públicas e no fortalecimento da distinção entre o trabalho das redes de atendimento municipais. O psicólogo lembrou que as políticas públicas não podem ser confundidas com decisões políticas. “Embora a demanda seja individual, é possível pontuar alguns aspectos que apontam para o âmbito da política pública ou para a ausência dela”.
 
Os psicólogos também falaram sobre suas experiências no período de pandemia. Sobre os atendimentos individuais por vídeo chamada, Andréa disse que “foi possível fazer e deu certo” e que, a partir do atendimento virtual, é possível elaborar documento e relatório que vão instruir o promotor de Justiça em sua atuação. Já Gustavo contou que realizou fiscalizações remotas, mas que, em alguns casos, teve que complementar com informação documentais.
 
No chat, a organização de trabalho da equipe técnica de Nova Friburgo rendeu inúmeros elogios dos participantes. Após a exposição dos psicólogos de Nova Friburgo, os demais profissionais puderam fazer perguntas e comentar o conteúdo exposto durante o evento. A classe também registrou a necessidade de realizar mais encontros, e ficou de estabelecer a periodicidade e modalidade em que ocorrerão.    
 
O CRAAI NF é o CRAAI de maior área territorial do estado do Rio de Janeiro, e abrange os municípios de Cachoeiras de Macacu, Bom Jardim, Duas Barras, Cordeiro, Cantagalo, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Macuco e Trajano de Moraes, e é o segundo maior em número de Comarcas. O encontro contou com o suporte da equipe técnica de psicólogos do Cento de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Infância e da Juventude (CAO Infância e Juventude).
 
Por MPRJ
encontrodospsicologosdomprj
psicologos
equipetecnicamprj
193 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)
Compartilhar