Noticias Novo Portal Noticias Novo Portal

Retornar para página inteira

Notícia

Criminal
MPRJ participa de operação do GAECO/MPDFT contra desvios na aquisição de testes contra o coronavírus
Publicado em 02/07/2020 15:14 - Atualizado em 02/07/2020 15:14

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ) e da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ), participa nesta quinta-feira (02/07), em apoio ao Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Distrito Federal (GAECO/MPDFT), da operação Falso Negativo, que  cumpre 74 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e em sete estados da União (SP, ES, RJ, BA, GO, SC, PR), para apurar ilegalidades praticadas em contratações que envolvem testes para detecção da Covid-19. Os mandados foram deferidos pela Justiça Criminal de Brasília e decorrem de uma investigação iniciada no Gaeco/MPDFT.

No Rio de Janeiro são cumpridos mandados de busca e apreensão em sete endereços. Estão empenhados sete promotores de Justiça do GAECO/MPRJ e 40 agentes da CSI/MPRJ.

De acordo com as informações do GAECO/MPDFT, existem fortes indícios de superfaturamento na aquisição dos insumos e ainda evidências de que marcas adquiridas seriam imprestáveis para a detecção eficiente do Covid-19 ou de baixa qualidade nessa detecção. O somatório do valor das dispensas de licitação sob investigação supera o valor de R$ 73 milhões.

mprj
gaeco_mprj
operação_falso_negativo
224 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)
Compartilhar