NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
Projeto "Saúde Mental no MPRJ" é lançado no Dia Mundial da Saúde Mental 
Publicado em Tue Oct 10 20:30:26 GMT 2023 - Atualizado em Tue Oct 10 20:30:19 GMT 2023

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Núcleo de Saúde Ocupacional (NSO/MPRJ), e a Caixa de Assistência (CAMPERJ) lançaram o projeto “Saúde Mental no MPRJ” nesta terça-feira (10/10), Dia Mundial da Saúde Mental. A iniciativa, composta por vídeos educativos apresentados pelo psiquiatra Ervin Cotrik, objetiva melhorar a qualidade de vida de membros e servidores da Instituição com o auxílio da psicoeducação. 

Os conteúdos serão divididos em séries temáticas que contarão com postagens regulares nas redes sociais oficiais do MPRJ e da CAMPERJ. O assunto escolhido para abrir a programação foi Ansiedade – o primeiro vídeo da série sobre o tema pode ser acessado aqui. “Estamos muito felizes de iniciar esse projeto em um dia tão simbólico. O MPRJ conta com cerca de 7 mil pessoas entre membros, servidores e terceirizados. Enquanto empregadora, a Instituição precisa fazer sua parte e cuidar da saúde mental desses que são nossa força motriz”, comenta o subprocurador-geral de Justiça de Administração e presidente da CAMPERJ, Eduardo Lima Neto. 

Além das redes sociais, o portal do MPRJ e as TVs Corporativas distribuídas pelo complexo-sede da Instituição também divulgarão periodicamente os vídeos do projeto. Paralelo a isso, o MPRJ distribuirá aos seus servidores folders informativos sobre os temas de cada série apresentada pelo Dr. Ervin Cotrik. “Precisamos combater a desinformação e o preconceito contra o tratamento de transtornos mentais com informação. O Brasil está constantemente presente entre os líderes dos índices de saúde mental, é o país mais ansioso do mundo, por exemplo. Muitos casos de transtornos mentais poderiam ser prevenidos se as pessoas tivessem acesso à informação”, esclarece o médico. 

Saúde Mental é tema recorrente nas reuniões do CNPG 

No âmbito nacional, o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) tem sido um dos órgãos responsáveis por reforçar o debate sobre a questão da saúde mental. No ano passado, o procurador-geral de Justiça Luciano Mattos foi eleito o representante do CNPG na temática e, desde então, a discussão sobre o tema tem se fortalecido no MP. “Falar sobre a Saúde Mental ganhou ainda mais importância nesse período pós-pandêmico. É um assunto que tem preocupado todos os procuradores-gerais de Justiça do Brasil e temos constantemente debatido sobre isso nas reuniões do CNPG. Por reconhecermos a importância desse assunto, o MPRJ decidiu investir no projeto ‘Saúde Mental no MPRJ’ para assumir um importante papel na concretização de uma cultura de promoção de saúde e qualidade de vida para os trabalhadores da nossa Instituição”, conclui Luciano Mattos.    

Por MPRJ

mprj
camperj
saúde mental
nso
51 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar