NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
Dossiê do Instituto de Segurança Pública, com dados sobre violência contra a mulher, é lançado com a presença do PGJ
Publicado em Wed Nov 01 08:44:55 GMT 2023 - Atualizado em Wed Nov 01 08:43:58 GMT 2023

O Instituto de Segurança Pública (ISP), do governo do estado, lançou, nesta terça-feira (31/10), a 18ª edição do Dossiê Mulher, que traz dados sobre as principais formas de violência sofridas pelas mulheres no Estado do Rio em 2022. A cerimônia, realizada na Sala Cecília Meireles, na Lapa, teve a participação do procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos. “O combate à violência contra a mulher é uma pauta prioritária para o MPRJ. O dossiê é um trabalho extremamente importante para orientar as políticas públicas e a atuação do Ministério Público”, afirmou o PGJ.

A cerimônia foi aberta pela presidente do ISP, Marcela Ortiz, que fez uma apresentação com os principais dados do dossiê. “O Instituto de segurança pública produz um estudo voltado, exclusivamente, para a violência contra a mulher. O Rio de Janeiro foi o primeiro estado do país a elaborar um trabalho desse tipo, e mais uma vez o ISP defende o compromisso institucional em contribuir com a produção de informações pertinentes para o desenvolvimento de políticas públicas preventivas e de erradicação da violência contra a mulher. Nesta edição divulgamos também o perfil etário dos agressores”, ressaltou Marcela Ortiz.

No ano passado, cerca de 125 mil mulheres foram vítimas de algum tipo de violência doméstica. E, pelo segundo ano consecutivo, a violência psicológica foi o crime com o maior número de vítimas, mais de 43 mil casos. Mais da metade dos crimes aconteceram dentro de uma residência e foram cometidos, em sua grande maioria (67,6%), por alguém conhecido da vítima. Ao longo do dia, foram apresentados quatro painéis: "Dossiê Mulher - Mulher, Violência e Dados: um debate a ser feito", "Outubro Rosa - Os Desafios da Prevenção ao câncer de Mama", "Igualdade de Oportunidades no Mundo do Trabalho - Igualdade de Administração Pública e Empresas" e, por último, "Segurança e Justiça a Serviço da Mulher - Tecnologia e Atendimento", com a participação da promotora de Justiça Isabela Jourdan, coordenadora do Núcleo de Investigação das Promotorias de Justiça de Investigação Penal do Rio de Janeiro – Barra da Tijuca.

Também participaram do evento a secretária da Mulher do Estado do Rio, Heloísa Aguiar; o secretário de Estado de Polícia Militar, Luiz Henrique Marinho Pires; a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado, Rosangela Gomes; a defensora pública-geral do Estado, Patrícia Cardoso; a desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), Adriana Ramos de Melo; o presidente do Conselho de Segurança Pública do Estado (CONSPERJ), Sidney Rosa da Silva; a chefe de gabinete da secretaria de Polícia Civil, Ana Paula Farias, e a empresária e palestrante Luiza Brunet.

Por MPRJ

instituto de segurança pública
isp
dossiê mulher
20 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

NoticiasRelacionadas

Compartilhar

Compartilhar