NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
IERBB/MPRJ promove evento para conscientização e valorização da importância do nome social e da requalificação civil
Publicado em Wed Nov 08 16:21:18 GMT 2023 - Atualizado em Wed Nov 08 16:20:26 GMT 2023

O Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (IERBB/MPRJ) realizou, no dia 08/11, o evento "Qual é o seu nome? Nome social e requalificação civil". A abertura foi feita por Alexandre Couto Joppert, promotor de justiça e vice-diretor do IERBB, e pela procuradora de Justiça Patricia Leite Carvão, coordenadora-geral de Promoção da Dignidade da Pessoa Humana (COGEPDPH/MPRJ).

A procuradora Patricia Carvão apontou que, ao promover o evento, o MPRJ pretende atuar na articulação de toda a rede que trabalha com a população LGBTI+ a fim de promover uma sensibilização sobre o alcance do nome social, bem como sobre a eventual necessidade de se buscar também a requalificação civil (instituto que altera o nome e o sexo que constam da certidão de nascimento original ), caso se deseje também alterar toda a cadeia documental do indivíduo. "Precisamos dialogar sobre como aperfeiçoar a capacitação da rede de atendimento, para evitar que violações sigam se perpetrando. Da mesma forma, a interlocução com os cartórios é essencial", defendeu.

O procurador Marcos Fagundes, por sua vez, deu destaque para o trabalho feito pelo GTDOC - Grupo de Trabalho do Comitê Estadual de Ratificação, Registro a Acesso à Documentação Básica, trazendo a sua experiência sobre o assunto. Durante o evento, representantes de diferentes órgãos públicos e de entidades da sociedade civil se fizeram presentes. Patricia Esteves, diretora do albergue Mais Tempo LGBTI+ (David Miranda), também destacou a necessidade de se esclarecer o efetivo alcance do uso do nome social, que não tem o alcance muitas vezes compreendido. Já a professora Jaqueline Gomes, presidente da Associação Brasileira de Estudos da Trans-Homocultura, participou de forma remota, ressaltando a relevância das lutas da população LGBTI+ para a conquista de direitos, porém indicando que ainda há uma grande necessidade de se fazer avanços nessa área.

O coordenador de Diversidade Social do Município do Rio de Janeiro, Carlos Tufvesson, também participou do evento, dando ênfase para as conquistas feitas a partir da atuação da coordenadoria, destacando os desafios que ainda são enfrentados atualmente pela população LGBTI+, que enfrenta lutas diárias para ter acesso a direitos básicos.

A dra. Cristiane Xavier, defensora pública do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh), chamou a atenção para a importância da modificação documental a partir da requalificação civil, explicando a diferenciação entre esta e a adoção do nome social. Ainda como representante da Defensoria Pública Estadual, esteve presente o Dr. Helder Moreira, coordenador do Núcleo de Defesa da Diversidade Sexual e Direitos Homoafetivos (Nudiversis), que deu continuidade na fala sobre a relevância da adoção da requalificação civil, que hoje representa grande parte da demanda recebida pelo Nudiversis.

Além deles, também participaram do evento Claudio Nascimento, presidente do Grupo Arco-Iris, Silvana Ludgera, representante do Detran (setor de identificação civil ), Priscilla Machado, registradora civil do 4º Registro Civil das Pessoas Naturais (RCPN) e Ernane Alexandre, coordenador do programa Rio sem LGBTIfobia, que reforçou a relevância da conexão entre a rede para atender aos casos variados e complexos que chegam ao Programa. O evento realizado no dia 08/11 marca o início de uma campanha informativa que será lançada durante a Parada do Orgulho LGBTI Rio, que acontecerá no dia 19 de novembro, na cidade do Rio de Janeiro.

Por MPRJ

mprj
institucional
evento
lgbti
dignidade da pessoa humana
patricia carvão
131 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar