NoticiasDetalhe

Notícia

Justiça Restaurativa
MPRJ discute ações de combate à violência escolar no Comitê Intersetorial de Segurança nas Escolas do Estado
Publicado em Fri Apr 19 18:56:26 GMT 2024 - Atualizado em Fri Apr 19 18:56:02 GMT 2024

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) participou, na última terça-feira (16/04), do 6º Encontro do Comitê Intersetorial de Segurança nas Escolas do Estado do Rio de Janeiro (CISE). As promotoras de Justiça Roberta Rosa Ribeiro, coordenadora da Coordenadoria de Mediação, Métodos Autocompositivos e Sistema Restaurativo (CEMEAR/MPRJ), e Gabriela Lusquiños, da 2ª Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude Infracional da Capital, que integram o Comitê, falaram das iniciativas do MPRJ no combate à violência escolar.

A reunião ocorreu na sede da Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC). Durante o encontro, presidido pela secretária estadual de Educação, Roberta Barreto, as representantes  do MPRJ, ao lado de integrantes da SEEDUC, das Secretarias de Estado da Casa Civil, de Governo, de Polícia Militar, de Polícia Civil, de Segurança Pública, de Ciência, Tecnologia e Inovação e de Saúde, além de representantes da Assembleia Legislativa do Estado, da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, do PRODERJ, da UERJ, do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino no Estado, do Conselho Estadual de Educação e da Defensoria Pública, falaram sobre ações e projetos em andamento de prevenção à violência escolar.

Roberta Rosa Ribeiro apresentou o CEMEAR/MPRJ, que difunde, capacita e desenvolve programas e ações relacionadas às práticas restaurativas e soluções consensuais de conflito no ambiente escolar, com foco na capacitação dos multiplicadores da SEEDUC e visando garantir que as práticas sejam amplamente disseminadas, alcançando o maior número possível de profissionais e alunos da rede estadual de ensino.

Já Gabriela Lusquiños destacou a colaboração entre as redes em benefício dos estudantes e ressaltou a importância do combate à evasão escolar e da priorização da saúde mental na vida dos jovens, enfatizando a necessidade de promoção de uma relação mais estreita entre a escola e a família para combater a violência escolar.

Por MPRJ

cemear
combate à violência
36 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar