NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
MPRJ recebe estudantes da rede municipal no circuito Caminhos da Cidadania
Publicado em 07/06/2024 20:51 - Atualizado em 07/06/2024 20:51

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Centro de Memória Procurador de Justiça João Marcello de Araújo Júnior (CDM/MPRJ), recebeu estudantes da Escola Municipal General Tasso Fragoso, localizada em Padre Miguel, Zona Oeste do Rio, para uma visita à exposição "131 anos do Ministério Público no Rio de Janeiro". O passeio realizado nesta sexta-feira (07/06) é parte do projeto Caminhos da Cidadania, uma iniciativa conjunta do MPRJ com o Museu Histórico Nacional (MHN), que tem como objetivo aumentar a participação pública nos projetos expositivos das duas instituições e estimular o exercício da cidadania.   

Os alunos foram recebidos pela historiadora Nayara Cristina e pelo estagiário de história, Lucas Pinheiro. No primeiro momento, os estudantes se apresentaram e contaram seus sonhos profissionais, na sequência foram apresentados ao contexto histórico no qual o MPRJ foi criado e como a população pode recorrer à instituição. Em seguida, o responsável técnico do Memorial, Deivson Sabadini, e a estagiária de museologia Mylena Felix realizaram uma dinâmica onde estudantes participaram de uma simulação de recebimento de documentos históricos do CDM. A visita foi finalizada no Museu Histórico Nacional, onde deram continuidade ao circuito na exposição "Cidadania em Construção". 

A aluna do 9° ano, Pollyana Lima expressou como a visita à instituição foi importante para ela. “Na escola temos o coletivo pele negra, estudamos sobre questões raciais e como a justiça atua em casos de racismo, com essa visita percebi a importância do MP na sociedade. Além disso, eu estava em dúvida da carreira que eu quero seguir, a partir da fala da Nayara eu tive uma visão melhor de como é ser historiadora do MP”, afirmou a estudante.  

Escolas que se interessarem em trazer seus alunos podem entrar em contato para realizar o agendamento através do e-mail do Centro de Memória: memoria@mprj.mp.br.

Por MPRJ

centro de memória procurador de justiça joão marcello de araújo júnior
cdm
caminhos da cidadania
exposição 131 anos mp
11 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar