Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) participou, nesta quarta-feira (27/11), no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), da cerimônia de lançamento da Plataforma MP Digital, que pretende impulsionar a inovação, ampliar a atuação em rede e promover a integração no MP brasileiro. Durante o evento, foi também realizada a divulgação dos vencedores da 12ª edição do Prêmio CNMP.
A nova plataforma é um dos instrumentos da Política Nacional do MP Digital previstos na Resolução CNMP nº 276/2023 e tem como objetivo ser um espaço de inteligência coletiva que oferece produtos e serviços voltados para otimizar o compartilhamento de informações e fortalece a atuação conjunta, com o intuito de promover maior eficiência, economia e resultados positivos para a sociedade. O “MP Digital” compreende um conjunto de serviços voltados para a integração digital do Ministério Público, incluindo a Base de Dados Processuais, o Catálogo de Bases de Dados, o Catálogo de Soluções Digitais, o Catálogo de Serviços de Integração, o Catálogo de Contratações de Tecnologia da Informação e o Catálogo de Desafios. Os ramos e unidades que desejarem utilizar os serviços disponíveis na plataforma deverão celebrar termo de adesão com o CNMP.
A criação da plataforma foi coordenada pela Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP (CPE/CNMP) e contou com a contribuição do promotor de Justiça Bernardo Maciel Vieira, que esteve presente na cerimônia de lançamento.
O conselheiro e presidente da CPE/CNMP, Moacyr Rey Filho, destacou que o lançamento da plataforma “é a concretização de três anos de trabalho e esforço de todos os colegas do Brasil e do CNMP, conselheiros, presidentes das comissões e membros auxiliares. Este é um momento em que o MP sai fortalecido e este será o começo dessa jornada de transformação digital”.
Para mais informações, acesse o Portal do MP Digital: https://cnmp.mp.br/mpdigital/.
Prêmio CNMP
O Prêmio CNMP tem por finalidade dar visibilidade aos projetos do MP brasileiro que mais se destacaram na concretização dos objetivos do Planejamento Estratégico Nacional do MP. Ele se divide em nove categorias: investigação e inteligência; persecução cível e penal; integração e articulação; transversalidade dos direitos fundamentais; fiscalização das políticas e recursos públicos; diálogo com a sociedade; governança e gestão; sustentabilidade; e tecnologias disruptivas ou emergentes.
Neste ano, foram habilitados a concorrer à premiação 651 projetos das unidades e ramos do Ministério Público brasileiro, dos quais foram selecionados 27 finalistas (três por categoria). Os trabalhos foram retirados do Banco Nacional de Projetos (BNP), ferramenta responsável por coletar e disseminar práticas bem-sucedidas no Ministério Público.
(Dados coletados diariamente)