NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
MPRJ e CGU firmam acordo de cooperação técnica para aperfeiçoar investigações contra a corrupção
Publicado em Fri Jul 11 13:41:01 GMT 2025 - Atualizado em Fri Jul 11 13:39:42 GMT 2025

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e a Controladoria-Geral da União (CGU) firmaram, nesta sexta-feira (11/07), um acordo de cooperação técnica para o intercâmbio de dados e conhecimentos. O objetivo é desenvolver projetos e ações conjuntas para a prevenção e o combate à corrupção, a promoção da integridade e da transparência, o fomento do controle social, o fortalecimento da gestão pública e o aperfeiçoamento do planejamento e execução de investigações relacionadas ao mau uso de recursos públicos. O acordo foi assinado pelo procurador-geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Antonio José Campos Moreira, e pelo superintendente da Controladoria Regional da União no Estado do Rio de Janeiro, Carlos Henrique de Castro Ribeiro. 

O plano de ação, que será conduzido pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do MPRJ (GAECO/MPRJ) e pelo Núcleo de Ações Especiais da CGU no estado, prevê a disponibilização de recursos humanos, tecnológicos e materiais, além da realização de cursos, palestras e outros eventos de treinamento, visando ao intercâmbio de experiências. A iniciativa também permitirá o acesso ao sistema Macros, da CGU, que produz relatórios de pessoas físicas, jurídicas, unidades gestoras e municípios, a partir de 85 fontes de dados distintas.

“Através do contato permanente com outras instituições, o MPRJ tem procurado aprimorar suas ferramentas e instrumentos de investigação, não apenas na área penal, mas também em matéria de improbidade administrativa. Com a celebração deste acordo, a CGU facultará o acesso a uma importante ferramenta, o sistema Macros, que dispõe de um banco de dados que será de grande utilidade para a nossa atuação”, afirmou o PGJ.

Segundo o subcoordenador do GAECO/MPRJ, Fabio Corrêa, a assinatura do acordo aperfeiçoará a atuação do MP no combate a atividades criminosas. “Hoje é um dia muito importante, pois iniciamos tratativas, há cerca de seis meses, para a assinatura deste acordo, que prevê o acesso a um banco de informações e imagens muito extenso, que o GAECO/MPRJ pretende utilizar para otimizar suas investigações, produzindo resultados cada vez mais eficientes no combate ao crime organizado”, destacou.

Superintendente da Controladoria Regional da União no Estado do Rio de Janeiro, Carlos Henrique de Castro Ribeiro destacou a importância do compartilhamento de modelos exitosos de investigação. “A expectativa é que possamos compartilhar experiências, aproveitando todo o aprendizado dos trabalhos de investigação, tanto do MPRJ quanto da CGU. Temos a expectativa da troca de informações e de capacitação conjunta, mas também do compartilhamento de ferramentas e bases de dados, trabalhando em prol da sociedade no combate à corrupção”, pontuou o dirigente. 

Também participaram da assinatura do acordo, pelo MPRJ, o chefe de gabinete, Guilherme Schueler; a assessora da chefia de gabinete, Carina Senna; e o consultor especial, Carlos Roberto Jatahy. A assistente técnica administrativa da Controladoria Regional da União no Estado do Rio de Janeiro, Roberta Ramos, também compareceu ao encontro.

Por MPRJ

 

mprj
cgu
pgj
combate à corrupção
cooperação
institucional
antonio josé campos moreira
48 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar