Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) realizou, nesta segunda-feira (25/08), a eleição para a composição do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça. Foram eleitos dez procuradores de Justiça, que tomarão posse em 24 de setembro e exercerão seus mandatos de 25 de setembro de 2025 a 24 de setembro de 2027. A votação ocorreu das 10h às 17h, por meio do sistema eletrônico, e registrou 1.288 votos, sendo um nulo e nenhum em branco.
Com 16 candidatos na disputa, foram eleitos os procuradores de Justiça: Marcelo Daltro Leite (107 votos), Márcia Maria Tamburini Porto (107 votos), Flávia de Araujo Ferrer (102 votos), Márcia Alvares Pires Rodrigues (100 votos), Elisa Fraga de Rego Monteiro (97 votos), Sávio Renato Bittencourt Soares Silva (94 votos), Gianfilippo de Miranda Pianezzola (93 votos), Sumaya Therezinha Helayel (92 votos), Ana Cristina Lesqueves Barra (82 votos) e Ângela Maria Silveira dos Santos (73 votos)
A mesa receptora e apuradora foi presidida pelo procurador de Justiça Alexandre Araripe e composta pelos procuradores Marcelo Pereira Marques e Patrícia Glioche. Estão aptos a substituir os titulares em casos de impedimento ou ausência, ou a sucedê-los em caso de vacância, os procuradores de Justiça Somaine Cerruti (72 votos), Márcio Mothé (65 votos), Carla Araújo (61 votos), Maria Elisabete Cardoso Antunes da Costa (49 votos), Celso de Andrade Loureiro (48 votos) e João Carlos Brasil de Barros (45 votos).
“O Colégio de Procuradores de Justiça é, juntamente com o Conselho Superior do MPRJ, um dos órgãos da Administração Superior que auxilia o procurador-geral de Justiça na tomada de decisões. Esta eleição, portanto, reveste-se de uma importância especial, porque o Órgão Especial, sobretudo no período inicial do meu mandato, tem colaborado com várias sugestões à proposta de gestão da chefia institucional. Por isso, é com muita alegria que exerci meu direito de voto naqueles que representarão, no colegiado, os procuradores e procuradoras de Justiça da instituição”, destacou o procurador-geral de Justiça, Antonio José Campos Moreira, durante a votação.
O Órgão Especial é presidido pelo procurador-geral de Justiça, Antonio José Campos Moreira, e integra, além do corregedor-geral Ricardo Martins, os 10 procuradores de Justiça mais antigos na classe e 10 membros eleitos. Entre suas atribuições estão dar posse ao procurador-geral de Justiça e ao corregedor-geral, além de aprovar projetos de lei de iniciativa do MPRJ.
Por MPRJ

(Dados coletados diariamente)