Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Meio Ambiente e do Urbanismo (CAO Meio Ambiente/MPRJ), participará da oitava edição da Operação Mata Atlântica em Pé – a maior ação nacional de combate ao desmatamento ilegal do bioma. A iniciativa, conduzida de forma integrada pelos MPs de 17 estados, será realizada entre os dias 15 e 26 de setembro.
Além do Rio de Janeiro, a operação ocorrerá em Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás e Mato Grosso do Sul.
Durante o período, serão promovidas ações de fiscalização coordenadas entre Ministérios Públicos e órgãos ambientais parceiros. As atividades incluem monitoramento remoto e incursões em campo, com verificação de alertas de desmatamento, autuações e embargos das áreas degradadas, além da aplicação de multas administrativas.
No Rio de Janeiro, o MPRJ atua em conjunto com a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e municípios fluminenses para alinhar a logística de fiscalização. Ao fim da operação, será divulgado o balanço com o número de alertas confirmados, a extensão em hectares das áreas desmatadas e o montante de multas aplicadas.
Na edição de 2024, foram identificados 19,5 mil hectares de Mata Atlântica desmatados ilegalmente – o equivalente a 27 mil campos de futebol – a partir de 1.635 alertas. A operação resultou na aplicação de R$ 143,1 milhões em multas, o maior valor já registrado na história da iniciativa.
A coordenação nacional da operação é realizada pela Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa) e pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).
Por MPRJ

(Dados coletados diariamente)