NoticiasDetalhe

Notícia

Execução Penal
MPRJ obtém a prisão preventiva do rapper Oruam por violações sistemáticas ao monitoramento eletrônico
Publicado em Tue Feb 03 20:26:12 GMT 2026 - Atualizado em Tue Feb 03 20:26:07 GMT 2026

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 2ª Promotoria de Justiça junto ao III Tribunal do Júri da Capital, obteve a decretação da prisão preventiva do rapper Oruam, como é conhecido Mauro Davi dos Santos Nepomuceno, por descumprir reiteradamente as medidas cautelares decretadas pela Justiça.

De acordo com a Promotoria, a análise de relatórios de monitoração eletrônica revelou um padrão reiterado de negligência com o equipamento de monitoramento, que registrou múltiplos episódios de “fim de bateria” com durações expressivas, chegando a mais de 10 horas. Foram 22 incidentes em outubro e novembro de 2025. Ainda segundo a Promotoria, há diversos indícios de violação ao recolhimento domiciliar noturno, com ausências de posicionamento justamente no período em que Oruam deveria encontrar-se recolhido em sua residência, entre 20h e 6h.

“A recorrência dessas violações, ao menos oito incidentes documentados em intervalo de apenas sete dias, evidencia conduta deliberada do acusado em frustrar o monitoramento estatal, uma vez que incumbe a ele a obrigação elementar de manter o equipamento adequadamente carregado”, descreve a manifestação do MPRJ.

A prisão preventiva foi requerida em 26 de novembro de 2025, após a análise dos relatórios encaminhados pela Secretaria de Administração Penitenciária. À época, o Juízo da 3ª Vara Criminal reconheceu o descumprimento das cautelares, mas deixou de decretar a prisão em razão da vigência da liminar do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que havia determinado a soltura de Oruam e a substituição por medidas cautelares como o monitoramento eletrônico, o recolhimento domiciliar noturno, a proibição de ida a determinadas localidades, entre outras. Nesta segunda-feira (02/02), o STJ revogou a liminar, e o TJRJ decretou a prisão preventiva.

Oruam foi denunciado em julho de 2025 pelos crimes de tentativa de homicídio, lesão corporal, tentativa de lesão corporal, entre outros delitos. De acordo com a denúncia, ele e outros três homens arremessaram pedras de grande volume contra policiais que estavam em diligência para cumprir uma ordem judicial.

Por MPRJ

prisao
monitoramento
tentativa de homicidio
rapper
descumprimento de medidas cautelares
tornozeleira eletronica
VISUALIZAÇÕES AINDA NÃO CONTABILIZADAS
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar