NoticiasDetalhe

Notícia

Criminal
GAECO/MPRJ denuncia e obtém mandados contra ex-integrantes da milícia de Rio das Pedras e Muzema
Publicado em Fri Feb 06 09:16:13 GMT 2026 - Atualizado em Fri Feb 06 09:16:05 GMT 2026

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ) denunciou e obteve mandados de prisão contra milicianos que exerciam domínio territorial nas localidades de Rio das Pedras, Muzema e adjacências, na Zona Oeste do Rio. Os acusados respondem pelos crimes de organização criminosa e lavagem de dinheiro. Os 12 mandados são cumpridos, nesta sexta-feira (06/02), pela Polícia Civil, em endereços na capital e na baixada fluminense.
 
Segundo os promotores, o denunciado Manoel de Brito Batista, o Cabelo, coordenava as atividades ilícitas do grupo, ao lado do denunciado Emson Alves Pereira, vulgo Montanha. Na denúncia, o MPRJ descreve que a organização criminosa obtinha receitas principalmente por meio da extorsão de moradores e comerciantes, da exploração imobiliária e da agiotagem. Ainda segundo a denúncia, os milicianos também tinham envolvimento com grilagem, receptação de carga roubada, corrupção e lavagem de capitais, entre outros crimes, tudo com o uso da força e da violência como meio de intimidação e demonstração de poder.

No decorrer da investigação, foram apreendidas planilhas que evidenciaram as altas cifras movimentadas pelo grupo criminoso, sobretudo quanto à exploração imobiliária irregular e à agiotagem. Com o intuito de dar aparência lícita ao que foi obtido de forma criminosa, a denúncia descreve que eles utilizavam diversas manobras de lavagem de capitais, valendo-se principalmente de familiares e de negócios em nome de familiares.

A pedido do GAECO/MPRJ, o Juízo da 1ª Vara Criminal Especializada em Combate ao Crime Organizado do Rio de Janeiro deferiu o sequestro de imóveis do grupo criminoso. 
 
Por MPRJ

milícias
VISUALIZAÇÕES AINDA NÃO CONTABILIZADAS
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

NoticiasRelacionadas

Compartilhar

Compartilhar