NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
Barra do Piraí
MPRJ inaugura placa em homenagem ao procurador de Justiça José Ivanir Gussem no CRAAI de Barra do Piraí
Publicado em Sat Dec 02 11:15:26 GMT 2017 - Atualizado em Mon Dec 04 11:54:00 GMT 2017

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) inaugurou nesta sexta-feira (01/12) a placa de identificação em homenagem ao procurador de Justiça José Ivanir Gussem, na sede do Centro Regional de Apoio Administrativo e Institucional (CRAAI) de Barra do Piraí. A homenagem ocorreu no dia em que o falecido procurador, pai do procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, completaria 91 anos.
 
A cerimônia foi voltada para  familiares, amigos, membros e servidores do MPRJ que prestigiaram a solenidade de inauguração. Além da placa de identificação no lado externo do edifício-sede do CRAAI de Barra do Piraí, um quadro com uma gravura em grafite do procurador José Ivanir Gussem foi colocado no lado interno da entrada principal.
 
O procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, se disse verdadeiramente orgulhoso com a homenagem. Gussem contou do convívio e falou um pouco da trajetória do pai, que ingressou no MPRJ em 1965 e participou de todo o desenvolvimento da instituição. Destacou que o pai era um estudioso com vocação para o ensino: "Nasceu mestre, nasceu professor, trazia ensinamento em todas as suas falas". Lembrou que o pai tinha forte senso  de ética e de justiça. Por fim, relembrou do entusiasmo do pai com a construção do CRAAI de Barra do Piraí. "Ele me ligou dizendo, olha colocaram o tapume lá! Depois ligou para dizer que colocaram a placa" lembrou Gussem, que concluiu: "Saber que esse espaço, que representa a sociedade e a nossa cidade, leva o nome dele é motivo de grande orgulho para todos nós.
 
A coordenadora do CRAAI Barra do Piraí, Dina Maria Furtado, falou um pouco do currículo de José Ivanir Gussem e se disse honrada pelo fato do edifício passar a receber seu  nome. Em seguida passou a palavra aos convidados.
 
O presidente da Associação dos Servidores do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (Assemperj), Flávio Sueth, falou sobre o verdadeiro valor desse tipo de homenagem: "Mais importante que a placa é o nome que está lá. Ela deixa um legado para toda a sociedade, que quando entrar no prédio vai saber o histórico, tudo que foi construído, para podermos buscar exemplos assim como o dele"
 
Luciano Mattos, presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (AMPERJ), lembrou que o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro passou por muitas trasformações até chegar ao que é hoje, e que as mudanças se devem a pessoas emblemáticas como o procurador Ivanir Gussem. "Por isso, o reconhecimento ao do doutor Ivanir foi uma honra enorme. Após essa homenagem institucional, tem o valor de sua história para a sociedade de Barra do Piraí", disse Mattos.
 
O corregedor-geral, Pedro Elias Erthal, enalteceu a importância de valorizar os ícones do MPRJ: "Certamente quem ler e procurar saber vai conhecer um procurador exemplar. Precisamos disso nos dias atuais, promotores éticos e atuantes".
 
O substituto legal do procurador-geral de Justiça, Ricardo Ribeiro Martins, complementou: "O decanato trouxe coisas espinhosas, mas também oportunidades como esta de fazer uma justa homenagem. Não só pela honra como pela felicidade. Ivanir Gussem era um homem público honrado, algo difícil hoje. Fez a parte dele pela família, pela cidade que tanto amou e pela academia. Não satisfeito com tudo que fez, deixou aqui o doutor Gussem, um prolongamento dele que está dando à instituição o protagonismo que merece" enalteceu Ricardo Martins.

Depois dos discursos, os participantes cantaram parabéns em vez da tradicional salva de palmas. Em seguida, a homenagem foi encerrada com o descerramento do pano que cobria a gravura do  procurador de Justiça José Ivanir Gussem.

O melhor amigo de Ivanir Gussem, José Montuori, 93 anos, também ficou feliz com a condecoração. Os dois se conheceram no colégio e mantiveram a amizade ao longo da vida. Com tantos anos de convívio, Montuori resume com propriedade: "Ivanir era um homem padrão, uma referência. Se alguém quer ser ético e honrado, imite o Ivanir".

Maria Theresa Ciotola Gussem, viúva do homenageado, agradeceu em nome da família, dos amigos e cidadãos barrenses o lindo reconhecimento do MPRJ. "Estou muito feliz e orgulhosa e tenho certeza que Ivanir não poderia receber uma homenagem mais significativa. Dar o nome dele ao prédio do Ministério Público do CRAAI de Barra do Pirai traduz num mesmo gesto dois locais de mais orgulho para ele: a Instituição e a nossa cidade", enfatizou Theresa. 
 
 
Trajetória
 
O procurador de Justiça José Ivanir Gussem ingressou no MPRJ em 1965, tendo atuado inicialmente nas Comarcas de Barra do Piraí, Mendes, Paulo de Frontin e Volta Redonda. Foi um dos grandes promotores de Justiça do Tribunal do Júri e diretor do curso de direito da Fundação Educacional Dom André Arcoverde, em Valença. Em 1985 foi promovido, por merecimento, ao cargo de procurador de Justiça. José Invanir Gussem faleceu no dia 17 de abril deste ano e foi sepultado no Cemitério Santa Rosa, em Barra do Piraí. 

706 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar