NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
Retrospectiva 2017: MPRJ representa o Brasil em evento internacional de perícia forense
Publicado em Mon Jan 15 08:52:55 GMT 2018 - Atualizado em Fri Jan 12 19:13:20 GMT 2018

Notícia originalmente publicada em 10/08/2017 

Representantes do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do corpo técnico da Divisão de Evidências Digitais e Tecnologia da Coordenadoria de Segurança e Inteligência do MPRJ (DEDIT-CSI/MPRJ), participam da 102ª Conferência da International Association of Identification (IAI), que acontece em Atlanta, nos Estados Unidos, de 6 a 12 de agosto. O evento internacional conta com a presença de 77 países, entre eles o Brasil, representado pelo MPRJ. A conferência tem como tema central os avanços da ciência forense e o melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.
 
A IAI é a maior e mais antiga Organização Forense no mundo e a conferência reúne profissionais experientes relacionados a todo tipo de exame pericial em evidências físicas, tais como: impressões digitais, pegadas, vestuário, manchas de sangue, áudio, vídeo, fotos, marcas de pneus, solados de calçados, identificação de veículos, e toda sorte de prova pericial. Os debates abordam temas que vão desde os recursos que favorecem a exploração pericial da cena do crime até a apresentação do resultado dos exames periciais, por ocasião das audiências judiciais. Os cursos e palestras são ministrados por membros de agências internacionais de inteligência e segurança, como por exemplo o FBI.
 
A equipe da DEDIT/CSI, representada por Maria do Carmo Gargaglione, Eline Portela e Fabiane Mc-Dowell , integra o seleto grupo de peritos que estão participando da certificação em Forensic Image Comparison. Os instrutores do curso, os agentes do FBI e peritos forenses do Departamento de Justiça americano Christopher Iber e Kimberly Meline do Departamento, convidaram a equipe do MPRJ para uma visita à academia em Quântico, Virginia/EUA.
 
Durante a semana a equipe também fará cursos nas seguintes áreas: análise de marcha em arquivos de vídeo, modelagem 3D para uso forense, técnicas de comparação em tatuagens, além de assistir a palestras e trocar conhecimento com colegas de outras agencias de inteligência.

Simultaneamente ao congresso, acontece a maior feira de soluções para uso forense, na qual os participantes têm a oportunidade de ver lançamentos e até testar algumas novas propostas tecnológicas.
 
A CSI investe em conhecimento para oferecer aos membros qualidade e certificação nos exames periciais.

52 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

NoticiasRelacionadas

Compartilhar

Compartilhar