NoticiasDetalhe

Notícia

Meio Ambiente
MPRJ atua na área ambiental em Petrópolis, na identificação de áreas de risco geológico e orientação da população em casos de desastres
Publicado em Wed Feb 23 17:38:48 GMT 2022 - Atualizado em Tue May 31 15:33:23 GMT 2022

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), desde o dia 15/02, data em que a cidade de Petrópolis foi atingida por fortes chuvas, vem atuando na área do Meio Ambiente, com medidas voltadas, sobretudo, para a prevenção de novos desastres e recuperação de danos. No último sábado (19/02) foi feito o primeiro balanço dessas atividades - leia a matéria anterior AQUI. Desde domingo (20/02), novas providências foram tomadas, de forma a dar continuidade às ações de apoio e fiscalização realizadas pela MP fluminense. Um dos destaques foi a reunião virtual realizada na tarde de segunda (21/02) para debater questões relativas ao mapeamento de áreas de alto grau de vulnerabilidade para mitigação de riscos de novos eventos geológicos.

As atividades desenvolvidas pelo MPRJ na área do Meio Ambiente em Petrópolis durante a última semana são fruto de ação colaborativa entre várias estruturas da instituição. Assim, foram realizadas, nos últimos dias, novas vistorias no cemitério municipal, a fim de verificar possíveis riscos de deslizamentos (no dia 22/02, veja mais detalhes AQUI); e em trecho da BR-040, para analisar a possibilidade da ligação viária Bingen-Quitandinha para a melhoria da mobilidade urbana (em 21/02), uma antiga reivindicação de moradores. Nesta mesma data, houve reunião de trabalho para estruturação do Boletim Informativo sobre ações a serem adotadas em casos de desastres, compreendendo as fases pré-evento, durante e pós-evento. O documento está em fase de finalização.

Houve ainda outra reunião, esta na tarde de terça-feira (22/02), para discutir estratégias para a melhoria do trânsito visando dar celeridade às equipes de socorro e mobilidade urbana. O encontro foi conduzido pela promotora Zilda Januzzi, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Petrópolis, e contou com a presença da promotora Flavia Meschick, da Promotoria de Investigação Penal Petrópolis; e de integrantes do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Meio Ambiente e Ordem Urbanística (CAOMA/MPRJ), do Grupo de Apoio Técnico Especializado (GATE/MPRJ), do Comandante do 26º BPM, do supervisor da Polícia Rodoviária Federal no Gabinete de Crise, e do ex-Diretor do CPTrans de Petrópolis, Luciano Moreira.

Por MPRJ

meio ambiente
mprj
petrópolis
chuvas
prevenção
desastre
gabinetedecrisepetropolis
99 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar