NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
MPRJ visita o Complexo Tecnológico de Vacinas da Fiocruz
Publicado em Wed Apr 13 12:28:38 GMT 2022 - Atualizado em Wed Apr 13 12:27:51 GMT 2022

O procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, e a coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Saúde (CAO Saúde/MPRJ), Márcia Lustosa, visitaram, na manhã desta terça-feira (12/04), o Complexo Tecnológico de Vacinas (CTV) da Fiocruz. Na ocasião, foram apresentados os esforços que vêm sendo realizados pela Fundação no enfrentamento da pandemia de Covid-19. Houve também o início das tratativas para a assinatura de um Termo de Cooperação entre o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e a Fundação Oswaldo Cruz, para a adoção de medidas eficazes de monitoramento e protocolos de atuação para desastres ambientais, como o ocorrido recentemente em Petrópolis, na região serrana fluminense.

A ideia é estabelecer cooperação técnico-cientifica e acadêmica nas áreas de atuação das instituições, visando ao intercâmbio de conhecimentos, bases de dados, experiências, resultados e análises de impactos socioambientais, além do compartilhamento de boas práticas metodológicas e de controle social, nos temas de saneamento, recursos hídricos, gestão de território, saúde e epidemiologia.

O início do encontro contou com a apresentação da planta aérea das estruturas montadas pela Fiocruz para estudar e combater a Covid-19, como a construção da unidade de apoio de diagnóstico da doença, a plataforma de desenvolvimento científico e tecnológico, o complexo de inovação e a expansão da fábrica onde as vacinas são produzidas. Em seguida, membros do MPRJ tiveram a oportunidade de conhecer a parte final do processo de produção de vacinas, durante visita técnica guiada por representantes da Fiocruz.

Luciano Mattos destacou as inúmeras possibilidades de atuação em conjunto para melhoria da qualidade de vida da população, além da redução dos índices de doenças decorrentes da falta de saneamento básico. "Acredito que possamos avançar muito nessa troca de experiências, fortalecendo o papel da Fiocruz no cenário social e o trabalho do Ministério Público na defesa da sociedade", avaliou o PGJ.

“Foi uma grande satisfação poder conhecer mais de perto os resultados dos esforços feitos pela Fiocruz ao longo da pandemia, especialmente a planta de vacinas que produz o imunizante que tanto contribuiu para a melhora da situação epidemiológica no nosso país. O complexo tecnológico implantado pela fundação, que ainda vai ser incrementado com novas unidades, deve nos orgulhar enquanto cidadãos brasileiros, conscientes do valor do SUS. As parcerias propostas no encontro de hoje, certamente, vão enriquecer a atuação do MPRJ”, pontuou a coordenadora do CAO Saúde/MPRJ, Márcia Lustosa.

Participaram da visita, pela Fiocruz, o vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional, Mário Moreira, o coordenador do escritório de Captação de Recursos, Luiz Donadio, e a gestora da área de Justiça e Governo do escritório de Captação de Recursos, Luiza Andréa Cardoso.

Por MPRJ

saúde
pgj
fiocruz
luciano mattos
visita à fiocruz
complexo tecnológico de vacinas da fiocruz
pandemia de covid-19
132 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar