NoticiasDetalhe

Notícia

Cidadania
MPRJ reúne-se com autoridades para discutir medidas de prevenção aos efeitos das chuvas em Petrópolis
Publicado em Tue Jul 12 19:09:19 GMT 2022 - Atualizado em Tue Jul 12 20:57:08 GMT 2022

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) voltou a se reunir, com representantes do Estado e do município de Petrópolis, para cobrar das autoridades a adoção de ações preventivas aos alagamentos e deslizamentos provocados pelas chuvas na cidade. Nesta segunda (11/07) e terça-feiras (12/07) foram realizados dois encontros para discutir a realização de obras de macrodrenagem e a aquisição de um radar meteorológico de alta precisão, que auxilie as autoridades públicas na evacuação de áreas de risco.

Na reunião de segunda-feira, a promotora de Justiça Zilda Januzzi, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Petrópolis, reuniu-se com representantes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), da Secretaria de Estado de Infra-Estrutura e Obras (Seinfra), Procuradoria do Município, Cohidro e Comitê Piabanha para acompanhar as medidas referentes aos estudos de melhoria da macrodrenagem dos rios Quitandinha, Piabanha e Palatino, obras da rua do túnel, recuperação do túnel extravasor e desobstrução de bueiros e galerias. 

A Seinfra afirmou que a topografia, levantamento do emboque, levantamento topográfico ao longo do túnel e ensaios geofísicos já estão prontos, que a empresa de fiscalização da obra já foi contratada e que a que executará a obra já foi escolhida e em breve será montado o canteiro de obras para a recuperação do túnel extravasor e rua do túnel. A Cohidro, contratada para estudos sobre a mitigação das cheias no entro histórico, informou que o relatório de hidrologia, análise dos estudos existentes, topografia parcial e parte da modelagem, também estão prontos e foram entregues ao Inea. A partir dos estudos apresentados o Inea irá ampliar medidas para melhoria da macrodrenagem nas bacias do Quitandinha e Piabanha. Já a representante do Comitê Piabanha pontuou a necessidade de medidas urgentes para o próximo verão, já que o assoreamento das calhas está evidente, sendo necessária a dragagem de montante para jusante. Afirmou também que os bueiros e galerias continuam entupidos, conforme observado na última vistoria nas áreas das bacias afetadas. Por fim, o MPRJ solicitou ao Município a apresentação de um plano de trabalho para a desobstrução dos bueiros e galerias.

Já nesta terça-feira, Zilda, Vanessa Katz, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Petrópolis, e a procuradora de Justiça Denise Tarin, coordenadora do projeto “Morte Zero”, encontraram-se com representantes da Defesa Civil municipal, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e da Aeronáutica, para acompanhar a aquisição, operação e manutenção de radar meteorológico de alta precisão, como forma de melhorar o sistema de alerta e alarme na cidade. O objetivo é que as previsões sejam mais precisas e possam auxiliar na tomada de decisão e na informação à população com maior antecedência sobre um possível desastre. A aquisição do radar será efetivada através de emenda parlamentar destinada pelo senador Carlos Portinho e discute-se ainda como será feito o custeio de manutenção e operação. Nos próximos dias 21 e 22 de julho, o diretor do Cemaden nacional irá participar de reunião em Petrópolis com representantes do município para acertar detalhes técnicos. Toda a documentação técnica deverá estar concluída até setembro, já que as emendas parlamentares são destinadas no mês de outubro.

Por MPRJ

prevenção
chuvas em petrópolis
220 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar