NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
MPRJ e Camperj promovem lançamento de programa de voluntariado
Publicado em Tue Mar 14 19:47:10 GMT 2023 - Atualizado em Tue Mar 14 19:53:14 GMT 2023

Foram lançados, nesta terça-feira (14/03), os programas de voluntariado da Coordenadoria-Geral de Promoção da Dignidade da Pessoa Humana do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (COGEPDPH/MPRJ) e da Caixa de Assistência do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (Camperj). Realizado na sala multimídia do Prédio das Procuradorias, o encontro reuniu membros e servidores do MPRJ, além de representantes de instituições que realizam trabalhos voluntários.   

“Nós tivemos uma resolução, que já foi publicada, e estamos agora na fase de concretização. Os editais serão publicados e em seguida os projetos serão apresentados e analisados. A ideia do voluntariado já vem crescendo há algum tempo no Ministério Público. Percebemos que as pessoas querem de alguma forma colaborar e praticar o voluntariado e essa é uma forma de somarmos esforços. O voluntariado será praticado dentro da instituição, como, por exemplo, em rodas operacionais de conversa, de leitura compartilhada, e também será praticado o voluntariado externo. Membros que já estão aposentados, mas que ainda se sentem aptos a produzir, e todos nós podemos contribuir para uma sociedade melhor e mais solidária, atendendo ao papel social que pertence à nossa Instituição”, afirmou a procuradora de Justiça Patricia Carvão, coordenadora-geral da COGEPDPH/MPRJ.  

O Subprocurador-Geral de Justiça de Administração e presidente da Camperj, Eduardo da Silva Lima Neto, participou de forma remota:  “Quero dizer que é uma grande alegria ter conseguido chegar até esse ponto. O trabalho voluntário guarda na sua essência a solidariedade humana e a alteridade, dois requisitos essenciais para a humanidade. Espero que sejamos eficazes nesse projeto, que haja muita adesão, e que tanto a Camperj quanto o Ministério Público possam oferecer para todos os trabalhadores, membros, terceirizados e beneficiários a oportunidade organizada de dedicar um pouco de si em prol da sociedade e do outro”, ressaltou.   

Superintendente da Camperj Claudia Simões explicou como já funciona o programa de voluntariado da Caixa de Assistência: “Nós temos uma plataforma que funciona como uma rede social. Ela fica hospedada no nosso site onde é possível acessar o ícone chamado Abrace a Camperj. Atualmente temos quatro instituições cadastradas no projeto e cada uma tem suas necessidades e o foco de atuação”, disse.  

Voluntária do Centro de Valorização da Vida há mais de 30 anos, Maria das Graças Araújo apresentou o trabalho de apoio emocional realizado pelo CVV. Já José Land, diretor executivo do Instituto Dara, falou sobre o trabalho dos voluntários junto à Instituição, que ampara e acolhe Famílias de mulheres que deram à luz, em seu retorno ao lar. “Fico muito feliz que hoje está havendo o lançamento, o início de uma nova caminhada. Tive a oportunidade de participar de algumas reuniões e vejo o quanto é gratificante e uma soma, não só para as pessoas que participam, mas também as que recebem. Não é só uma doação de dinheiro, mas uma doação do tempo e da percepção do outro, de um olhar pro outro, e isso assim é extremamente enriquecedor”, afirmou a promotora de Justiça Cristiane Branquinho, coordenadora do CAO Idoso/MPRJ. 

Resolução   

A Rede de Voluntariado do MPRJ (RV-MPRJ) foi regulamentada pela Resolução GPGJ nº 2.485, de 14 setembro de 2022, considerando-se serviço voluntário a atividade não remunerada prestada por membro, servidor ou estagiário oficial, exclusivamente para fins de apoio a atividades institucionais, a entidades públicas de qualquer natureza ou instituições privadas de fins não lucrativos com objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência à pessoa. Também é considerado trabalho voluntário aquele desenvolvido no âmbito interno dos prédios que compõem o acervo imobiliário do MPRJ, que venham a ser solicitados à COGEPDPH/MPRJ.   

Veja aqui a Resolução na íntegra  

Por MPRJ

mprj
camperj
trabalho voluntário
dignidade humana
185 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar