NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
IERBB/MPRJ lança segunda edição da revista do Observatório Nacional de Adoção 
Publicado em Thu Jun 29 14:20:19 GMT 2023 - Atualizado em Thu Jun 29 14:19:56 GMT 2023

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ), lançou nesta quinta-feira (29/06) a segunda edição da revista do Observatório Nacional de Adoção (Revista OBNAD). “Revista Adoção: A Revolução do Afeto” é composta por oito artigos apresentados no 2º Seminário do Observatório Nacional de Adoção, que aconteceu em 24/10/2022. A organização é do procurador de Justiça Sávio Renato Bittencourt, diretor do Observatório; de Marta Teixeira do Amaral Montes, Luzineide Santos Novais e Janete Gonzaga da Silva. 

“O Observatório, formado por diversas entidades, pretende desenvolver atividades que esclareçam as questões relativas à convivência familiar, permitindo que pesquisadores, estudantes e profissionais compartilhem seus saberes sobre o tema, nos mais variados campos do conhecimento. O propósito desta publicação, compartilhada com toda a sociedade, é justamente potencializar o debate acadêmico e permitir transformações concretas que possam impactar afetivamente a vida das crianças e adolescentes”, explica Sávio Renato Bittencourt na apresentação da edição.  

Os artigos têm como temas “As crianças também adotam: a criança como sujeito de desejo no processo de adoção”, “Resenha: vidas de adotivos”, “A escolha do perfil: experiência de uma habilitada”, “Noções dos profissionais que atendem o parto sobre adoção, entrega legal e condutas ante o abandono de recém-nascidos”, “Relato de experiência: reencontro do adotado com a família biológica- vivendo um conto de fadas ou choque de realidade”, “O cenário de crianças e adolescentes com necessidades especiais que vivem acolhidos no Estado do Rio de Janeiro”, “Experiência de contato entre família adotiva e família biológica no Judiciário: perspectiva de uma mãe adotiva” e “A classe, a cor e a origem territorial: reflexões sobre o perfil de crianças e adolescentes acolhidos no Rio de Janeiro”. 

“Os estudos que fazem parte da nossa revista cumprem a missão de dar visibilidade aos temas que abraçamos: acolhimento e adoção. A missão do OBNAD é, através da produção acadêmica, iluminar o direito fundamental à convivência familiar e de crianças e adolescentes e fomentar a sua promoção, embasando políticas públicas que considerem o reflexo desse direito no desenvolvimento infanto-juvenil e os impactos que o seu exercício pleno geram no futuro dessas pessoas em peculiar condição de formação e, consequentemente, da nossa sociedade. Com essa publicação anual, buscamos provocar reflexões necessárias e estimular a formulação, a implementação e o aperfeiçoamento de ações voltadas ao fortalecimento do papel da família (natural, ampliada ou substituta), que repercutam na diminuição da institucionalização e no incremento das adoções”, afirma Ana Morena Capute, Coordenadora Acadêmica do OBNAD.

Observatório Nacional de Adoção 

O Observatório Nacional de Adoção é uma estrutura que abriga iniciativas, estudos, projetos e pesquisas comprometidos com a promoção da convivência familiar de crianças e adolescentes no Brasil. Criado em 2017 no IERBB/MPRJ, o OBNAD congrega diversos profissionais, pesquisadores e instituições empenhados na análise e debate sobre adoção no país. 

Acesse aqui a segunda edição da revista na íntegra.

Por MPRJ

65 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar