NoticiasDetalhe

Notícia

Educação
MPRJ promove aula aberta sobre o impacto do racismo no desenvolvimento de crianças e adolescentes
Publicado em 19/11/2023 16:43 - Atualizado em 19/11/2023 16:43

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ), realizou, na sexta-feira (17/11), aula aberta da pós-graduação em Crianças, Adolescentes e Famílias. O evento, oferecido de forma híbrida, teve como tema o “Impacto do racismo no desenvolvimento de crianças e adolescentes”. A abertura foi feita pelo promotor de Justiça e diretor do IERBB/MPRJ, Leandro Navega. 

A aula foi ministrada pela doutora em Ciência Social, Ana Lucia Lopes, que falou sobre a diferenciação do preconceito racial, discriminação racial e do racismo, e aspectos históricos que ainda impactam a população negra. A aula foi iniciada com a apresentação de dois alunos da pós-graduação, a psicóloga Luana Galoni e o assistente social Douglas Campos, que explicaram suas pesquisas desenvolvidas com adolescentes negros na Baixada Fluminense. 

A promotora de Justiça Viviane Alves, titular da Promotoria de Justiça de Família de Mesquita e coordenadora da pós-graduação em Crianças, Adolescentes e Famílias, esteve presente e salientou a importância do curso para o MP e a sociedade. Além disso, observou que “com essa formação, lançamos luz na importância do combate ao racismo e, pretendemos valorizar a força da ancestralidade negra para a construção da sociedade”. Já a promotora Luciana Grumbach, da 1ª Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude de São João de Meriti e coordenadora da pós-graduação, explicou que o encontro das três turmas da pós-graduação é uma oportunidade para a continuidade da aprendizagem. 

O encerramento do evento foi feito pelo aluno da pós-graduação e professor, Humberto Baltar, que realizou uma oficina sobre os adinkras, conceito ancestral africano composto de símbolos e que pode auxiliar a população negra no letramento racial, no combate ao racismo e no resgate da ancestralidade. Também esteve presente a procuradora de Justiça Patrícia Carvão, coordenadora da Coordenadoria-Geral de Promoção da Dignidade da Pessoa Humana (COGEPDH/MPRJ) que apresentou a cartilha do MPRJ de enfrentamento ao racismo 

Por MPRJ

ierbb
aula aberta
pós-graduação em criançasadolescentes e famílias
49 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar