NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
Iniciativas do MPRJ recebem certificado de resolutividade em cerimônia promovida pela Corregedoria Nacional
Publicado em 12/12/2023 09:31 - Atualizado em 12/12/2023 11:25

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) teve cinco iniciativas premiadas nesta segunda-feira (11/12), em Brasília, durante a solenidade de entrega do Selo de Resolutividade e do Certificado de Boas Práticas da Corregedoria Nacional, destinado a projetos, iniciativas e ações notáveis em razão de seu caráter proativo e resolutivo.  A cerimônia integra a programação de encerramento da gestão do conselheiro Oswaldo D'Albuquerque à frente da Corregedoria Nacional. 

No âmbito do MP fluminense foram certificados o Parquet Digital, a Coordenadoria de Mediação e Métodos Autocompositivos e Sistema Restaurativo (Cemear/MPRJ), o Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (SINALID) instituído a partir do Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (PLID/MPRJ), o Painel de Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI) e o Mosaico. Estiveram presentes para receber a premiação o procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, o corregedor-geral do MPRJ, Ricardo Ribeiro Martins e a servidora Juliana Chermont.

Luciano Mattos também recebeu uma placa em reconhecimento por sua liderança institucional. “Honrado em representar o MPRJ nessa solenidade, justamente porque se procura enaltecer projetos que buscam uma atuação eficiente da Instituição, o que beneficia a própria sociedade”, afirmou o PGJ

Os certificados foram entregues pelo corregedor nacional, conselheiro Oswaldo D'Albuquerque, e pelo corregedor-geral do MPDFT, Nelson Faraco. Foram analisados quase 1.200 projetos em todas as unidades do Ministério Público brasileiro. Desses, 126 receberam o certificado de resolutividade por sua eficácia e impacto. 

Oswaldo D'Albuquerque disse que seu foco foi fomentar e divulgar o que os Ministérios Públicos realizam de modo positivo, para modificar a realidade ao seu redor, com os olhos voltados para efetividade.  Ele ressaltou a importância de conciliar a atuação tradicional com o esforço por soluções consensuais e eficazes. "Demonstramos na prática que os órgãos correcionais podem e devem atuar no fomento à resolutividade e às boas práticas, sem descuidar de sua atuação fiscalizatória, pois as duas facetas são complementares",  pontuou Oswaldo D'Albuquerque. 

A presidente do Conselho Nacional do Ministério Público e procuradora-geral da República, Elizeta Ramos, apontou para a mesma direção. "Hoje projetos e órgãos do Ministério Público brasileiro são notabilizados por sua atuação proativa e resolutiva na defesa dos direitos fundamentais. A resolutividade que buscamos exige, sobretudo, uma atuação menos litigiosa e mais voltada a resultados efetivos, mais próxima da sociedade".

Os projetos foram analisados durante as 30 correições de fomento à resolutividade da Corregedoria Nacional, realizadas nos anos de 2022 e 2023, em todas as unidades do Ministério Público. Estavam presentes na cerimônia o procurador-geral de Justiça do MPDFT e anfitrião do evento, Georges Seigneur; os conselheiros do CNMP Moacyr Rey Filho, Ângelo Fabiano da Costa e Paulo Cezar dos Passos; o secretário geral da CONAMP, Romão Avila, representando o presidente Manoel Murrieta; o presidente do Conselho Nacional de Procuradores Gerais, César Bechara; o subprocurador-geral de Justiça de Relações Institucionais e Defesa de Prerrogativas do MPRJ, Marfan Martins Vieira, entre outros membros e autoridades.

Por MPRJ

cemear
sinalid
plid
pgj
luciano mattos
parquet digital
selo de resolutividade
certificado de boas práticas da corregedoria nacional
painel de instituição de longa permanência de idosos
mosaico
91 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar