NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
MPRJ e Polícia Civil realizam a primeira reunião de trabalho para compartilhamento de dados, imagens e informações
Publicado em 19/06/2024 20:27 - Atualizado em 19/06/2024 20:27

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e a Secretaria de Estado de Polícia Civil (SEPOL) realizaram, nesta quarta-feira (19/06), a primeira reunião de trabalho para a troca de dados, imagens e informações entre as instituições. O procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, e o secretário de Estado de Polícia Civil, delegado Marcus Amim, trataram do acesso a informações, objeto de um convênio firmado entre as instituições no dia 14/06. O acordo vinha sendo negociado desde 2017.

Com o convênio, o MPRJ terá acesso a dados de operações policiais, imagens, registros de ocorrência, laudos periciais e demais informações sobre investigações penais. Por outro lado, a Polícia Civil acessará informações sobre o andamento dos procedimentos remetidos ao MPRJ, a tramitação de procedimentos policiais e o recebimento das informações e documentos de operações policiais realizadas pela SEPOL.

Para Luciano Mattos, trabalhar a integração de dados é essencial para fortalecer o controle externo da atividade policial e para orientar o trabalho da própria Polícia Civil. “A troca de informações entre as instituições permite um aperfeiçoamento das ações de segurança e justiça. Além disso, obter e compartilhar dados, de forma segura, contribui significativamente para aprimorar as investigações e operações realizadas pela Polícia Civil, garantindo um trabalho mais eficiente e coordenado”, ressaltou o procurador-geral de Justiça.

“A reunião de hoje fortalece o acordo de cooperação técnica que foi realizado. Um acordo importante, estrategicamente, no combate ao crime organizado. Com um tratamento mais elaborado de dados e essa interlocução direta entre o Ministério Público e a Polícia Civil, o combate ao crime organizado no Rio de Janeiro vai se tornar mais eficiente”, destacou o secretário de Estado de Polícia Civil, Marcus Amim.

Participaram da reunião o chefe de gabinete e coordenador-geral de Atuação Coletiva Especializada, David Francisco de Faria; o secretário-geral do MPRJ, Roberto Góes Vieira; o secretário-geral de Planejamento Institucional, Marcus Leal; a coordenadora do CAO Investigação Penal/MPRJ, Adriana Lucas Medeiros; o coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais (CAO Criminal/MPRJ), Átila Pereira de Souza; e o coordenador de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ), Eduardo Rodrigues Campos. Pela Polícia Civil estiveram presentes a chefe de gabinete, delegada Ana Paula de Faria; e o subsecretário de Gestão Administrativa, Alexandre Capote.

Por MPRJ

mprj
segurança pública
pgj
polícia civil
compartilhamento de dados
institucional
luciano mattos
69 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar