NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
MPRJ recebe prêmio do CNMP por destreza digital
Publicado em 21/06/2024 11:25 - Atualizado em 21/06/2024 11:45

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) recebeu, nesta quarta-feira (19/06), do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) prêmio por sua atuação de destaque na Dimensão Cultura do Diagnóstico da Destreza Digital. O MP Digital reconheceu a aptidão do MPRJ para inovação e adaptação ao digital.

A premiação foi concedida na solenidade de abertura da 2ª edição do Congresso de Inovação e Tecnologia do Ministério Público e teve por objetivo reconhecer e valorizar os esforços implementados pelas unidades do Ministério Público do Brasil em promover a transformação digital.  O promotor de Justiça João Alfredo Fernandes representou o procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, e recebeu a homenagem.

“Ficamos felizes com o reconhecimento do trabalho que estamos desenvolvendo na área digital e pretendemos avançar cada vez mais, buscando sempre maior eficiência na nossa atuação em benefício da população”, disse Luciano Mattos.

Aberto pelo presidente do CNMP, procurador-geral da República, Paulo Gonet,  o evento segue até sexta-feira (21/06) na sede do Ministério Público do Distrito Federal e Território (MPDFT), em Brasília, e engloba a VIII Mostra de Soluções de Inovação e Tecnologia. O Congresso e a Mostra são iniciativas da Estratégia Nacional do MP Digital e da Comissão de Planejamento Estratégico (CPE) do CNMP, em parceria com o MPDFT, e tem foco na priorização e implementação de estratégias para trazer inovação e incentivo à evolução digital no Ministério Público. Durante três dias, são realizadas palestras, oficinas e mostra de sistemas voltados à inovação e às tendências tecnológicas. 

O promotor João Alfredo Fernandes destacou a importância do reconhecimento das práticas adotadas pelo MPRJ.  "O prêmio concedido pelo MP Digital ao MPRJ mostra que, a despeito de ainda termos muito a fazer, estamos no caminho certo e podemos contar com o apoio do Conselho Nacional para seguir adotando soluções de tecnologia em  nossa atividade" 

Pelo MPRJ, também participam do Congresso o secretário e a diretora de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC/MPRJ), respectivamente Sandro Denis de Souza Nunes e Patrícia Alcaide de Assunção Leite, além do gerente do seu  Núcleo Administrativo, Uéliton Santos Barboza Filho;   o  gerente de Portal e Programação Visual, Gustavo Honorato Maia; o gerente e a servidora do Laboratório de Inovação do MPRJ (Inova/MPRJ), respectivamente Breno Gouvea e Larissa Pedroso;  a servidora da Gerência de Análises, Diagnósticos e Geoprocessamento (GADG/MPRJ), Mariana de Oliveira dos Santos; o gerente de projetos da DGE/GPTI, Osiris de Abreu Ferreira; e o diretor da Diretoria de Gestão do Conhecimento (DGC/MPRJ); André Herdy. 

Premiados
O MP Digital contemplou as práticas, projetos e iniciativas na temática Digital e homenageou o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul e o Ministério Público do Estado da Paraíba pela atuação de destaque na colaboração interinstitucional e no compartilhamento de sistemas. O Ministério Público Federal foi reconhecido pelo compartilhamento dos Sistemas de Investigação de Movimentações Bancárias (Simba) e de Investigação de Registros Telefônicos e Telemáticos (Sittel). Já o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul foi destacado pelo sistema Sittel. O Ministério Público do Estado da Paraíba recebeu a homenagem pelo sistema Pandora.

O Diagnóstico Digital inclui oito dimensões: Estratégia Digital; Serviços ao Cidadão; Pessoas; Governança; Liderança; Operações; Cultura e Tecnologia. Além do MPRJ, outros MPs também foram premiados:
Dimensão Estratégia Digital: Ministério Público do Estado do Ceará
Dimensão Serviços ao Cidadão: Ministério Público do Amapá
Dimensão Pessoas: Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte
Dimensão Governança: Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul
Dimensão Liderança: Ministério Público do Estado de Minas Gerais
Dimensão Operações: Ministérios Públicos dos Estados de Santa Catarina e de São Paulo
Dimensão Cultura: Ministério Público do Trabalho e Ministérios Públicos dos Estados de Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro
Dimensão Tecnologia: Ministérios Públicos do Distrito Federal e Territórios e do Rio Grande do Norte
Menções honrosas: Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (pela resposta inovadora e resiliente frente à situação de calamidade pública decorrente das enchentes no estado) e o promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Santa Catarina Guilherme Zattar (pela liderança na condução da Estratégia Nacional do Ministério Público Digital).

Por MPRJ

cnmp
mp digital
transformação digital
inovação tecnológica
104 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar