Notícia
Notícia
O procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, participou, nesta quarta-feira (08/01), da solenidade de posse do conselheiro Márcio Pacheco ao cargo de presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ). Ele assume no lugar do conselheiro Rodrigo Nascimento. O conselheiro José Maurício de Lima Nolasco foi empossado no cargo de vice-presidente, e o conselheiro Rodrigo Melo do Nascimento no cargo de corregedor-geral. Também estiveram na solenidade o procurador-geral de Justiça nomeado para o biênio 2025-2027, Antonio José Campos Moreira, o subprocurador-geral de Justiça de Administração, Eduardo Lima Neto, o secretário-geral de Relações Institucionais e Defesa de Prerrogativas, Marfan Martins Vieira, entre outros membros e autoridades dos três poderes.
Em seu discurso de posse, Márcio Pacheco disse que pretende fortalecer o diálogo da Corte de Contas com outras instituições. "Meu propósito é que o Tribunal de Contas do Estado seja conhecido como órgão de escuta. Podemos e devemos ser agentes da construção de um Rio de Janeiro mais próspero", disse Márcio Pacheco, que complementou. "Com zelo e espírito republicano e democrático, temos que estabelecer diálogos com todas as instituições em favor do desenvolvimento social e econômico do nosso Estado".
O procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, enalteceu a parceria institucional do MPRJ com o TCE nos últimos anos e desejou sucesso ao novo presidente da corte. "Tenho certeza absoluta que o senhor à frente deste tribunal cada vez mais vai fortalecer o trabalho de controle externo, tão necessário para beneficiar o destinatário final de toda a nossa atuação, que é o cidadão", disse o PGJ.
O governador do Estado, Cláudio Castro, destacou que a trajetória política do novo presidente dá a ele um grande conhecimento do estado do Rio e de gestão pública. "Importante termos a visão de que a missão final é entregar políticas públicas para as pessoas. Hoje assume a presidência da Corte de Contas alguém que viveu o dia a dia. Que viveu a dificuldade, que viveu a humanidade da gestão pública", pontuou Castro.
Também falaram no evento o presidente do Tribunal de Justiça, Ricardo Cardozo; o presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar; o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Edilson Silva; o presidente do Instituto Rui Barbosa, Edilberto Pontes; e conselheiros do TCE-RJ.
A conselheira-substituta Andréa Siqueira Martins tomou posse no cargo de Ouvidora, e o conselheiro-substituto Marcelo Verdini Maia, no cargo de presidente do Conselho Superior da Escola de Contas e Gestão. A eleição do Tribunal de Contas do Estado foi realizada em 16 de outubro de 2024.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)