Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Promotoria de Justiça de Investigação Penal Territorial de Madureira e Jacarepaguá, e a Polícia Civil, por meio da 32ª DP (Taquara), da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC) e da Subsecretaria de Inteligência (Ssinte), prenderam, na manhã desta quinta-feira (08/05), o traficante de drogas Celso Luiz Rodrigues, conhecido como Celsinho da Vila Vintém.
A pedido do MPRJ, o Juízo da 2ª Vara Criminal de Jacarepaguá decretou a prisão temporária do criminoso e o bloqueio de R$ 6 bilhões em bens e valores. As investigações e a operação foram conduzidas pela Polícia Civil.
Celsinho é apontado como fundador da facção Amigos dos Amigos e foi preso na comunidade da Vila Vintém, em Padre Miguel, na Zona Oeste do Rio. A ação integra a Operação Contenção, que busca desarticular a estrutura financeira e operacional da facção criminosa Comando Vermelho na região.
De acordo com as investigações, Celsinho firmou aliança com o Comando Vermelho e com integrantes da milícia para retomar o controle de territórios na Zona Oeste, entre eles a comunidade Vila Sapê, em Curicica, até então sob domínio paramilitar. O inquérito policial, baseado em provas técnicas, depoimentos e interceptações, revelou uma aliança inédita entre milícia, e as duas facções criminosas para garantir estabilidade territorial e divisão de lucros do tráfico.
A investigação teve início após a prisão em flagrante de oito traficantes armados em Curicica, que relataram ter sido enviados por Celsinho para assumir o controle da área com o aval do miliciano André Costa Bastos, o Boto.
Ainda segundo as investigações, o acordo entre as facções previa ações conjuntas e o assassinato de dissidentes, como no caso da execução do miliciano Fábio Taca Bala. As apurações identificaram que Celsinho, Boto e Edgar Alves de Andrade, o Doca, lideravam a associação criminosa responsável pela exploração do tráfico de drogas e por crimes como homicídios e extorsões na região.
Por MPRJ

(Dados coletados diariamente)