NoticiasDetalhe

Notícia

Direitos Humanos
MPRJ e ONU preparam cursos de Direitos Humanos para promotores e procuradores
Publicado em Tue Jan 31 20:34:49 GMT 2017 - Atualizado em Thu Jan 19 23:03:59 GMT 2017

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e a Organização das Nações Unidas (ONU) iniciaram conversas para oferecer cursos de capacitação em Direitos Humanos para promotores e procuradores de Justiça. Detalhes sobre os moldes desses cursos, a serem ministrados pela ONU, serão divulgados oportunamente.

Os cursos de capacitação para os membros do MPRJ foram um dos temas abordados durante reunião entre o procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, e a assessora de Direitos Humanos das Nações Unidas no Brasil, Ângela Pires Terto, realizada, nesta terça-feira (31/1), na sede do Ministério Público fluminense, no Centro do Rio.

O encontro deu sequência a uma colaboração com a ONU iniciada em dezembro do ano passado. Naquela oportunidade, o escritório do órgão no Brasil trouxe para uma visita técnica ao MPRJ o argentino Enrique Andrés Font, membro do Subcomitê da ONU sobre Prevenção da Tortura (SPT), que fica sediado em Buenos Aires.

“O encontro visa deixar as portas abertas para futuras parcerias com o MP do Rio e aproximar as instituições”, disse a assessora Direitos Humanos das Nações Unidas no Brasil.

O procurador-geral de Justiça colocou o Ministério Público do Rio à disposição das Nações Unidas para futuras parcerias. Ele também sugeriu a realização de uma reunião de trabalho para a elaboração de uma agenda comum entre as duas instituições, de modo a agilizar a execução das iniciativas conjuntas.

“Temos muito a aprender com a ONU sobre a importância de uma atuação mais científica com informações e dados. Além dos diversos processos que recebemos diariamente, há muito mais a fazer extrajudicial e preventivamente”, disse Gussem.

Também participaram da reunião as promotoras Eliane de Lima Pereira, assessora de Direitos Humanos e de Minorias do MP fluminense; Clisânger Ferreira Gonçalves, coordenadora de Modernização Organizacional; Alexandra Carvalho Feres, subcoordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Violência Doméstica contra a Mulher; e a procuradora de Justiça Rosa Carneiro.

822 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar