NoticiasDetalhe

Notícia

Ouvidoria
Ouvidoria/MPRJ promove ações de cidadania na Central do Brasil e no mutirão PopRuaJud 2025
Publicado em Tue Aug 26 18:14:48 GMT 2025 - Atualizado em Tue Aug 26 18:13:51 GMT 2025

A Ouvidoria do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (Ouvidoria/MPRJ) esteve presente em duas importantes iniciativas de atendimento à população realizadas no Centro do Rio, nesta terça-feira (26/08). Na Central do Brasil, a Ouvidoria Itinerante da Mulher participou do evento “Agosto Lilás”, e atendeu à população, das 09 às 13h, com o fornecimento de orientação e registro denúncias e reclamações, contando com atendimento especializado para mulheres.

“Hoje estamos aqui para atender à população, especialmente às mulheres, oferecendo as orientações necessárias e procedendo ao registro de comunicações, com posterior envio às promotorias de justiça com atribuição, visando à preservação de seus direitos”, explicou a coordenadora da Ouvidoria da Mulher/MPRJ, promotora de Justiça Karina Rachel Tavares Santos. A ação também contou com a presença da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da ALERJ; CEDAE; Secretaria de Estado da Mulher; Ouvidorias da Agetransp e da OAB/RJ, além do projeto social Empoderadas.

A Ouvidoria/MPRJ também participou do mutirão interinstitucional PopRuaJud 2025, iniciativa instituída pela Resolução nº 425/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que reuniu diversas entidades a fim de promover a cidadania e o acesso à justiça para as pessoas em situação de rua, por meio de atendimentos céleres e simplificados, com oferta gratuita de serviços. Este segundo evento foi realizado na Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro.

“É o Ministério Público cumprindo a função de ser canal de interlocução entre a população e os órgãos de execução, para que os cidadãos em situação se rua sejam ouvidos e seus direitos sejam atendidos”, enfatizou o ouvidor do MPRJ, promotor de Justiça David Faria.

No mutirão, a Ouvidoria/MPRJ atuou em conjunto com a Coordenadoria de Promoção dos Direitos da Vida, a Comissão Permanente Multidisciplinar de Erradicação do Sub-registro Civil de Nascimento e Ampliação do Acesso à Documentação Básica e a Coordenadoria de Direitos Humanos e Controle de Convencionalidade.

“O Ministério Público vem dando atenção, principalmente, para as pessoas em situação de rua. Este evento é de suma importância para a garantia de direitos e dignidade a essas pessoas”, disse o coordenador de Direitos Humanos e Controle de Convencionalidade, o promotor de Justiça Tiago Veras. A ação segue até quinta-feira (28/08), na Catedral Metropolitana do Rio, no Centro da capital fluminense, das 08 às 15h.

Por MPRJ

mprj
ouvidoria
central do brasil
institucional
arquidiocese de são sebastião do rio de janeiro
população de rua
atendimento às mulheres
11 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar