NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
MCA realiza o 10º Seminário Abandono x Convivência Familiar
Publicado em Wed Nov 16 16:13:51 GMT 2016 - Atualizado em Mon Nov 21 16:04:27 GMT 2016

O Módulo Criança e Adolescente (MCA) realizou, na sexta-feira (11/11), o 10º Seminário Abandono x Convivência Familiar. Neste ano, o tema central do encontro foi o projeto “Quero Uma Família”. Os dados do 17º Censo da População Infanto-Juvenil Acolhida no Estado do Rio de Janeiro foram disponibilizados no site do projeto. A reunião, realizada na sede do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), contou com a participação de psicólogos, gestores de instituições de acolhimentos e profissionais da área. Acesse aqui o resultado do 17º censo.

Representando o procurador-geral de Justiça, Marfan Vieira; o subprocurador-geral de Direitos Humanos, Ertulei Laureano Matos, deu início ao seminário ao lado da subcoordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Infância e Juventude e gestora do MCA, Daniela Vasconcellos, e da presidente da instituição Quintal de Ana, Maria Barbara Toledo.

Na palestra de abertura, a promotora de Justiça Daniela Vasconcellos apresentou o sistema “Quero Uma Família”. "O projeto é mais um fruto do trabalho prioritário que é desenvolvido pelo MPRJ nos últimos anos para ampliar a proteção dos direitos e garantias fundamentais de crianças e adolescentes afastados de suas famílias", afirmou. 

De acordo com a Daniela Vasconcellos, com base nos censos realizados semestralmente pelo MCA, foi verificada a existência de um significativo número de crianças e adolescentes acolhidos, já em condições de adotabilidade, sem que tenham achado pretendentes interessados em sua adoção. "A ideia de uma nova ferramenta surgiu a partir da observação de que, nos casos concretos em que ocorreu articulação do MPRJ ou do Juízo com os  grupos de apoio à adoção para a busca ativa de famílias adotivas, houve incremento no número das chamadas adoções necessárias", explicou.

Em seguida, a psicóloga e mestre em Saúde Coletiva no Instituto de Medicina Social da UERJ Rita Valdanini falou sobre a Abordagem Pikler, que consiste em valorizar o vínculo entre o bebê e a educadora (ou mãe) e as Sutilezas do Singular no Acolhimento Institucional. O último a palestrar foi o psicólogo do CAO Infância, Saulo Oliveira dos Santos. Ele falou sobre Políticas de Acolhimentos e Vínculos Fraternos: Superando Violações de Direitos. À tarde, houve a apresentação e a premiação dos trabalhos selecionados para o VI Concurso Cultural do MCA, realizados por crianças acolhidas. 

Módulo Criança e Adolescente 
O MCA é um sistema de cadastro online dos dados das instituições de abrigo e de cada criança ou adolescente acolhido no Estado do Rio de Janeiro. O sistema também integra os órgãos ou entidades de proteção envolvidos com a medida protetiva de abrigo, tais como as Promotorias de Justiça da Infância e da Juventude, os Juízos de Direito da Infância e da Juventude, os Conselhos Tutelares e as instituições de abrigo, entre outros.

Conheça os sistemas: MCA e Quero uma Família.

28 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar