NoticiasDetalhe

Notícia

Segurança Pública
MPRJ e moradores do Complexo do Alemão buscam soluções para atenuar conflitos na região
Publicado em Sat May 27 11:26:14 GMT 2017 - Atualizado em Sat May 27 11:28:43 GMT 2017
Pela terceira vez o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública (GAESP/MPRJ), recebeu representantes de Associação de Moradores do Complexo do Alemão e do coletivo de instituições e movimentos “Juntos pelo Complexo”. Os encontros entre MPRJ e moradores visam a dar passos concretos na condução de políticas públicas de segurança e social para a região que passa por conflito.
 
Nesta sexta-feira (26/05), sete Associações representaram seus moradores e relataram aos promotores as angústias da comunidade.
 
Eles pediram urgência em soluções que tragam de volta as ações sociais e o bom convívio com a Polícia Militar a fim de interromper a rotina de violência que aumentou nos últimos meses.
 
A reunião também contou com a participação do  Ouvidor da Defensoria Pública Geral do Estado do Rio de Janeiro (DPGE), Pedro Strozenberg; e da coordenadora técnica de promoção de saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Cléo Lima.
 
Cléo Lima ressaltou como a violência tem impactado no rendimento escolar e na saúde das crianças do Complexo do Alemão. Segundo ela,  muitas crianças e jovens têm diagnósticos de síndromes e fazem uso de medicação, além de estarem fora da sala de aula  por doenças emocionais ou impedidas  por causa dos constantes confrontos entre policiais e traficantes.
 
A promotora de Justiça Gláucia Santana  disse que o MPRJ está empenhado na construção de políticas públicas e na cobrança de medidas necessárias para restabelecer a normalidade no Complexo do Alemão. “Iniciamos um novo rito de ações para construir um espaço aos moradores de modo que as demandas da comunidade sejam atendidas pelos gestores públicos, sobretudo que a comunidade possa ser ouvida nas ações da Polícia Militar”.
 
Gláucia  Santana propôs ainda reuniões específicas entre as diversas áreas como saúde, assistência social, educação e lazer.
 
Participaram da reunião a coordenadora do Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública (GAESP/MPRJ), a procuradora de Justiça Viviane Tavares Henriques, e o subcoordenador do grupo, o promotor de Justiça Luiz Fernando de Almeida Rabelo.
 
O próximo encontro será na quinta-feira (01/06) e contará com a presença da sub secretária de Segurança Pública Helena Resende.
320 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar