NoticiasDetalhe

Notícia

Direitos Humanos
MPRJ realiza mais uma etapa do 'Fórum Permanente de Direitos Humanos'
Publicado em Mon Jun 12 20:22:48 GMT 2017 - Atualizado em Mon Jun 12 20:23:12 GMT 2017

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) realizou, nesta sexta-feira (09/06), mais uma  reunião do “Fórum Permanente de Direitos Humanos do MPRJ”, que é formado por procuradores, promotores de Justiça e servidores de diversas áreas de atuação. O evento foi organizado pelo Instituto de Educação e Pesquisa do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (IEP/MPRJ).

No encontro foi apresentado o projeto do curso de Pós-graduação em Direitos Humanos que será oferecido pelo IEP/MPRJ em parceria com a PUC/RJ. As advogadas e professoras  universidade, Márcia Nina Bernardes e Carolina de Campos Melo, apresentaram o conteúdo, a metodologia e as características particulares do curso superior. O curso ainda  está em fase de aperfeiçoamento da grade, mas será  composto por 7 módulos: Conceitos Fundamentais em Direitos Humanos; Democracia, memória, verdade e justiça; Crime e Sistema Prisional; Direitos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais; Direitos Humanos sob a perspectiva de raça, gênero e sexualidade; Proteção da Infância, Juventude, Idosos e Pessoas com Deficiência; e Questões Metodológicas: Análise de Políticas Públicas em Direitos Humanos, Metodologia de Pesquisa Acadêmica.

As professoras afirmaram que a iniciativa do MPRJ na capacitação de seus membros e servidores é fundamental para a atuação da instituição na produção de políticas públicas mais eficazes na proteção aos direitos humanos e demais demandas sociais.

Em seguida, o médico psiquiatra Leonardo Araújo, perito do Grupo de Apoio Técnico Especializado (GATE/MPRJ), ministrou palestra sobre o tema "O Direito ao atendimento integral à saúde mental para usuários de álcool e outras drogas”. Ele falou sobre uma nova perspectiva de cuidado e tratamento dos dependentes a partir do viés do indivíduo e seu histórico de vida. Para o médico, que foi gestor nos anos de 2013 e 2014 da superintendência de Saúde Mental do município do Rio de Janeiro, é preciso observar as características de cada pessoa no tratamento da dependência, e isto deve sobrepor-se aos modelos tradicionais de abordagem e cuidado utilizados nos últimos tempos e que, de fato, não alcançaram os resultados esperados.

Participaram do evento a assessora de Direitos Humanos e Minorias do MPRJ, Eliane de Lima Pereira;  o subcoordenador do IEP/MPRJ, Leandro Navega, coordenadores e subcoordenadores dos Centros de Apoio, além de outros membros da instituição.

165 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

NoticiasRelacionadas

Compartilhar

Compartilhar