NoticiasDetalhe

Notícia

Direitos Humanos
Rio de Janeiro
MPRJ e CNMP lançarão Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (SINALID)
Publicado em Wed Aug 23 18:32:56 GMT 2017 - Atualizado em Wed Aug 23 18:37:08 GMT 2017
 
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) assinarão no dia 24/08, às 10h, Acordo de Cooperação Técnica para criação e expansão do Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (SINALID).
 
O objetivo do acordo é criar um sistema de buscas integrado nacionalmente, bem como desenvolver ações conjuntas e apoio mútuo às atividades de sistematização de procedimentos, comunicações e registros de notícias de pessoas desaparecidas ou vítimas de tráfico humano, com cruzamento de dados.
 
“Temos no país um cadastro nacional de pessoas desaparecidas, que não funciona a contento porque não é alimentado com frequência nem integrado. Quanto mais integrado for o sistema, melhor será o seu funcionamento”, explicou a promotora de Justiça Eliane de Lima Pereira, coordenadora da Assessoria de Direitos Humanos do MPRJ.
 
A gestão técnica do SINALID ficará a cargo do Ministério Público do Rio de Janeiro, pioneiro em sistema semelhante, com o Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (PLID), que também já vem sendo utilizado nos Ministérios Públicos dos Estados de São Paulo e Amazonas. Com a assinatura do termo, o sistema integrado contará com a adesão do MP da Bahia.
 
Desde 2010, o trabalho realizado pelo MPRJ ajuda famílias a encontrarem seus parentes.  É o caso, por exemplo, de Fernanda que, no último dia 10 de agosto, recebeu uma carta do Ministério Público do Rio de Janeiro. Ao ver que o destinatário era “família de Euler Nazareth”, pensou no pior. Mas ao abrir o envelope, recebeu a notícia de que seu tio está vivo, em um abrigo no Rio de Janeiro.
 
Nem todas as histórias têm o final feliz como a de Fernanda e Euler. Porém, segundo a assessora de Direitos Humanos do MPRJ, até mesmo a notícia de que o parente foi localizado morto representa um alívio e é fundamental na elaboração do luto. “Não existe sentimento pior do que o não desfecho, a ferida aberta”, diz Eliane de Lima Pereira.
 
SERVIÇO:
Cerimônia de Assinatura do Acordo de Cooperação Técnica para a Criação e Expansão do Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (SINALID)
Data: 24 de agosto de 2017, às 10h.
Local: Auditório da Procuradoria-Geral de Justiça (Av. Marechal Câmara, 370, 9º andar, Centro, Rio de Janeiro/RJ).
sinalid
plid
desaparecidos
localizacao
identificacao
direitoshumanos
1718 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar