NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
MPRJ reúne Conselho de Decanos e novos promotores em palestra sobre ética
Publicado em Tue Nov 07 20:19:48 GMT 2017 - Atualizado em Tue Nov 07 20:18:05 GMT 2017

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Corregedoria-Geral, reuniu na segunda-feira (30/10), no Centro dos Procuradores de Justiça (CEPROJUS), o Conselho de Decanos, membros da Corregedoria-Geral e a turma de novos promotores (XXXIV Concurso) para uma palestra sobre ética. Além de se aprofundar nas questões morais, a reunião com os decanos proporcionou a troca de experiência entre os mais antigos membros e os mais novos.
 
Outras duas palestras já tinham reunido o Conselho de Decanos e os novos membros: a primeira sobre a Central de Inquéritos e a segunda sobre a Previdência. O corregedor-geral, Pedro Elias Erthal Sanglard, ressaltou que apesar do concurso preparar tecnicamente os novos promotores, a experiência ajuda na tomada da melhor decisão em momentos difíceis. "Esses colegas aposentados, que foram ícones na instituição, darão suporte de como agir nesses casos delicados em que os novos promotores podem enfrentar no dia a dia em uma comarca", disse Pedro Elias, que acrescentou a importância do tema discutido: "Esta última palestra é exatamente sobre ética, já que estamos num momento muito delicado. O Ministério Público não pode só cobrar dos outros uma atitude ética, ele tem que também dar o exemplo. O objetivo é mostrar a importância de uma postura ética do promotor de Justiça para a sociedade".
 
A procuradora de Justiça Dirce Ribeiro de Abreu abriu a mesa com uma homenagem ao procurador de Justiça Carlos Antonio da Silva Navega, falecido no último sábado. Em seguida, a palestra ministrada pelo professor doutor em filosofia Marco Antônio Casa Nova versou sobre assuntos em discussão na sociedade, como a polarização na discussão política, além de temas que farão parte da rotina de trabalho dos promotores. Falou da necessidade de ter responsabilidade plena em todas as atitudes, além de discutir temas como a corrupção, preconceitos,  improbidade, entre outros. "Com certeza a existência de vocês vai ser incessantemente confrontada com as facilitações. E as facilitações são exatamente da ordem daquele pensamento: isso não vai dar em nada, isso aqui é a mesma coisa etc. Ou seja, são da ordem da desoneração", alerta Marco Antônio.
 
Presidente do CEPROJUS/MPRJ, a decana Maria do Carmo dos Santos Casa Nova comentou que a troca de experiência com os novos é saudável para a instituição. “ É realmente importante essa parceria, que fazemos com muito carinho, para que vocês sintam que nós, os antigos, estamos de portas abertas e que realmente é uma instituição forte, viva, e que luta pelo bem do público, pela nossa instituição e pelo bem de todos”, disse.

Sete dos 12 conselheiros decanos estiveram presentes: os procuradores de Justiça Arthur Pontes Teixeira, Décio Luiz Gomes, Maria do Carmo dos Santos Casa Nova,  Marija Yrneh Rodrigues de Moura, Mary Virginia Northrup, Norton Esteves Pereira de Mattos e Sérgio de Andrea Ferreira. Da nova turma de promotores, participaram 14 dos 17 membros recém empossados. Também foi ao encontro a assessora da Corregedoria-Geral, a procuradora de Justiça Maria Cristina Kubitschek Cançado e a coordenadora da Comissão de Estágio Confirmatório, a promotora de Justiça Gabriela Brandt de Oliveira.

488 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

NoticiasRelacionadas

Compartilhar

Compartilhar