NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
MPRJ participa da fundação do Instituto Articule em São Paulo
Publicado em Thu Dec 14 10:18:40 GMT 2017 - Atualizado em Thu Dec 14 12:41:16 GMT 2017

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) participou, nesta quarta-feira (13/12), na sede do Conselho Regional de Administração de São Paulo, do ato de fundação do Instituto Articule (IA). Na ocasião, foi realizada a Assembleia Geral Extraordinária para adesão dos associados curadores fundadores. Presente no evento, o procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, destacou a importância de o Ministério Público fluminense participar de estruturas que reúnem a comunidade científica. "O Instituto Articule tem um olhar diferenciado para os dados e informações, priorizando a jurimetria que nada mais é do que a aplicação da estatística no Direito", concluiu. 
 
O IA foi concebido como braço executivo para apoiar a atuação da Célula de Soluções Estratégicas (CSE), ligada ao Grupo de Administração Legal (GEAL) do CRA-SP, que se dedica a transformar conhecimentos acadêmicos em realidade, desenvolvendo soluções inovadoras para problemas envolvendo políticas públicas sociais. 
 
Parceiro da CSE por meio de um acordo de cooperação, o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Proteção à Educação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (CAO Educação/MPRJ) foi representado no evento pela sua coordenadora, a promotora de Justiça Débora da Silva Vicente. “É bastante pertinente que o MP do Rio participe desse projeto inovador, que tem um forte viés científico e acadêmico. Ele é diferente porque propõe soluções ao invés de ficar esperando que o poder público o faça”, avaliou a promotora.
 
Segundo a presidente do IA, Alessandra Gotti, o propósito central do trabalho é fomentar o diálogo e a articulação entre instituições públicas e privadas para promover os direitos fundamentais sociais e reduzir a sua judicialização no Brasil. “O instituto parte da premissa de que soluções sustentáveis para problemas que envolvem políticas públicas sociais somente podem ser construídas a partir de olhares multifocados e do diálogo interinstitucional”, destacou Alessandra.
 
Além de Alessandra Gotti, fazem parte do Conselho de Governança Flavia Piovesan, membro da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos; o promotor de Justiça Antonio Carlos Ozorio Nunes, assessor do Centro de Apoio Operacional Civel e de Tutela Coletiva do Ministério Público de São Paulo; Nina Ranieri, presidente do Conselho Científico do IA e coordenadora da Cátedra Unesco de Direito à Educação; Maria Lúcia Meirelles Reis, presidente do Conselho Fiscal do IA e diretora administrativo-financeira do projeto Todos pela Educação; Julio Trecenti, diretor técnico-científico do IA; Thamara Medeiros, diretora de pesquisa do IA; e Juliana do Val Ribeiro, coordenadora do Núcleo da Infância e Juventude da Defensoria Pública do Estado de São Paulo. Também estiveram entre os presentes Priscila Cruz, presidente do Conselho de Governança; Rogério Góes, diretor de Relações Institucionais; Carlos Cruz, diretor de Relações Governamentais; e Mozart Neves Ramos, integrante do Conselho de Governança.
 
No encontro, foram apresentadas as atividades e parcerias realizadas pela CSE ao longo de seus 14 meses de existência, bem como os principais pontos de seu Planejamento Estrátegico para 2018.

 

cao educação
eduardo gussem
instituto articule
célula de soluções estratégicas
519 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

NoticiasRelacionadas

Compartilhar

Compartilhar