NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
MPRJ apresenta 'MP em Mapas' para comandante da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército
Publicado em Tue Jun 26 17:55:51 GMT 2018 - Atualizado em Tue Jun 26 17:55:37 GMT 2018

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro apresentou, na tarde desta segunda-feira (25/06), a plataforma digital ‘MP em Mapas’ para o general de Brigada Edson Diehl Ripoli, comandante da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). Disponível ao público em geral, a ferramenta desenvolvida pelo MPRJ permite aos cidadãos o acesso a informações de diversas áreas referentes ao estado e aos municípios fluminenses, e subsidia o trabalho de promotores e procuradores de Justiça. A partir do cruzamento e da integração de dados, alguns gerados pelo próprio MPRJ, outros cedidos por instituições parceiras, é possível também elaborar sugestões de políticas públicas mais eficientes.

Na ocasião, o procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, falou sobre essa nova estratégia de atuação da instituição. “Essa plataforma permite que deixemos de lado o modo histórico e tradicional de atuação, pautado na análise processual, de forma analógica e individual, sempre correndo para dar conta do grande volume de processos. Agora, começamos a ter uma visão global, conjunta e científica, pois passamos a atuar com base em dados concretos”, explicou o PGJ que, na apresentação do ‘MP em Mapas’, contou com a colaboração dos servidores Fellipe Figueiredo e Daniel Belchior, membros da equipe que coordenada a ferramenta.

Eduardo Gussem acrescentou que a plataforma digital foi desenvolvida tendo como base a linha de governos abertos, utilizando dados georreferenciados e estatísticos, e a partir de princípios como transparência, compliance, integridade e participação cidadã, além de tecnologia e inovações. “Conseguimos ter acesso a dados como a execução orçamentária em tempo real, o que nos permite um acompanhamento muito mais próximo das políticas públicas. Antes, tínhamos que esperar o término do exercício para averiguar e identificar irregularidades. Agora, podemos agir de forma muita mais ágil e eficiente, e não apenas correndo atrás dos malfeitos com os recursos públicos”, pontuou o PGJ.

Acompanhado do Major Fernandes, o general de Brigada Edson Diehl Ripoli resumiu sua impressão sobre o ‘MP em Mapas’. “Achei a ferramenta excepcional, pelo que representa de possibilidade concreta de o MPRJ acompanhar as ações públicas nas mais diversas áreas, tais como Saúde, Segurança e Educação. E fiquei positivamente impressionado de ver como funciona bem. O Exército tem o maior interesse em cooperar, trabalhar junto. Já estabelecemos contato com a nossa Diretoria de Serviços Geográficos, com sede em Brasília, para a troca de dados e experiências. Também nossa ECEME tem mantido contato estreito com o Ministério Público fluminense. A integração entre instituições estratégicas é fator fundamental para o êxito da intervenção federal na área da Segurança Pública no Rio de Janeiro”, concluiu.

mp em mapas
exército
institucional
281 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar