NoticiasDetalhe

Notícia

Idoso e Pessoa c/Deficiência
MPRJ realiza reunião para promover a interiorização do Projeto MP Inclusivo
Publicado em 23/08/2019 12:27 - Atualizado em 23/08/2019 12:27

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência (CAO Idoso PDEF/MPRJ), realizou, na tarde de segunda-feira (19/08), no prédio das Procuradorias, reunião de Interiorização do Projeto MP Inclusivo. Na ocasião, foi apresentado o histórico do projeto que, formatado em julho de 2018, cumpre o objetivo de reservar a cota mínima de 5% das vagas existentes de estagiários não forenses para estudantes do ensino médio, profissional técnico de nível médio e superior, com qualquer tipo de deficiência. Desde o início da ação, 53 estagiários com deficiência já foram admitidos, com 12 desligamentos – mesmo percentual médio verificado entre estagiários sem deficiência. Atualmente, 41 estagiários com deficiência estão em atividade, com outros em processo de admissão.

Respectivamente coordenadora e subcoordenadora do CAO Idoso PDEF/MPRJ, as promotoras de Justiça Cristiane Branquinho e Renata Scharfstein explicaram aos presentes que o MP Inclusivo proporciona a esses jovens importante experiência educativa-profissional, capaz de gerar oportunidades para o ingresso no mercado de trabalho, e lembraram que a ação afirmativa foi efetivada com a edição da Resolução GPGJ 2.281/2019. Por meio de capacitação de qualidade, ambientação inclusiva e acompanhamento especializado, o projeto oferece aos estudantes condições para atingirem seu maior potencial humano, ao mesmo tempo em que fomenta a cultura da inclusão e da transformação social no MPRJ.

O encontro contou com a presença dos coordenadores e supervisores dos Centros Regionais de Apoio Administrativo e Institucional (CRAAIs) de Angra dos Reis, Barra do Piraí, Campos dos Goytacazes, Niterói, Petrópolis, São Gonçalo, Volta Redonda, bem como do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), da Diretoria de Recursos Humanos (DRH/MPRJ), do Núcleo de Saúde Ocupacional (NOS/MPRJ), do Instituto de Educação e Pesquisa (IEP/MPRJ), da Comissão Permanente Multidisciplinar de Acessibilidade (CPMA/MPRJ) e demais parceiros do projeto. Participaram ainda, por videoconferência, os CRAAIs de Cabo Frio, Duque de Caxias, Itaperuna, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Teresópolis e as 2ª e 3ª Centrais de Inquérito.

A interiorização  foi planejada em seis ações distintas: a realização de parceria com o CIEE para busca ativa e recrutamento dos estagiários; o mapeamento das vagas; o estabelecimento de fluxo de trabalhos; a elaboração de material de apoio (EAD, cartilhas e Guia do Supervisor); a sensibilização com os CRAAIs; e o acompanhamento do processo de inclusão pela DRH, através de videoconferência. Foram mapeadas 36 vagas a serem preenchidas por estagiários com deficiência no interior, tendo sido firmada parceria com CIEE para busca ativa e recrutamento de interessados nas escolas e universidades da região, o que deverá ocorrer ainda em agosto e também em setembro. Após a seleção inicial, os candidatos serão encaminhados para entrevistas nos respectivos CRAAIs.

A plataforma de Ensino a Distância do IEP/MPRJ oferece, a partir desta quarta-feira (21/08), dois cursos de capacitação do MP Inclusivo, voltados para práticas inclusivas no ambiente de trabalho. Há oferta de um módulo para servidores, com cinco aulas e carga horária de três horas, e outro voltado para estagiários, com duas aulas e carga de 30 minutos. Os cursos ficarão disponíveis na plataforma do IEP/MPRJ. Além disso, todas as informações sobre o Projeto MP Inclusivo estão disponíveis no site do MPRJ.

inclusão
cao idoso e pessoa com deficiência mprj
mp inclusivo
reunião
interiorização
207 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar