NoticiasDetalhe

Notícia

Direitos Humanos
Rio de Janeiro
MPRJ participa da solenidade de entrega do 8º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos
Publicado em Wed Dec 04 11:52:06 GMT 2019 - Atualizado em Fri Aug 14 13:53:06 GMT 2020

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) participou, na noite de segunda-feira (02/12), da solenidade oficial do 8º Prêmio AMAERJ (Associação de Magistrados do Estado do Rio de Janeiro) Patrícia Acioli de Direitos Humanos, realizada no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). Na ocasião, foram entregues os prêmios a 18 representantes de iniciativas relevantes em defesa dos Direitos Humanos e da Cidadania. No evento, o procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, foi representado pela promotora de Justiça Eliane de Lima Pereira, assessora de Direitos Humanos e Minorias (ADHM/MPRJ).

“Os membros do Ministério Público devem se identificar com tudo o que essa bandeira dos Direitos Humanos expressa. Como determina a Constituição Federal, temos a responsabilidade de defender a ordem jurídica, o regime democrático, os direitos sociais e os direitos indisponíveis”, afirmou a promotora em seu discurso durante a premiação. “Fico muito sensibilizada, pois hoje estamos falando do prêmio e de uma mulher que o batizou, que lutava pelos Direitos Humanos e foi atacada por estar no espaço de poder. E faço aqui um link com a morte de Marielle Franco, vereadora que lutava contra a desigualdade, a homofobia, o racismo. Nós precisamos sempre nos lembrar dessas causas”, acrescentou.

O evento contou com as presenças de magistrados, parlamentares, integrantes do MPRJ, defensores públicos, advogados, jornalistas, professores, líderes de movimentos sociais e estudantes. Criado em 2012, o Prêmio homenageia a memória da juíza Patrícia Acioli, da 4ª Vara Criminal de São Gonçalo, morta em 2011, em Niterói, por policiais militares. O Prêmio tem o apoio do TJRJ, da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) e da Assembleia Legislativa (Alerj), com patrocínio da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio de Janeiro (ANOREG/RJ), da Multiplan, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e do jornal O Dia.


Como é a atuação do MPRJ na área dos Direitos Humanos?

Por MPRJ

amaerj
assessoria de direitos humanos e de minorias
admh
103 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar