NoticiasDetalhe

Notícia

Meio Ambiente
MPRJ faz vistoria na Estação de Tratamento de Água do Guandu
Publicado em Wed Mar 11 11:17:37 GMT 2020 - Atualizado em Wed Mar 11 11:15:01 GMT 2020

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente (GAEMA/MPRJ), realizou, na segunda-feira (09/03), vistoria nas instalações da Estação de Tratamento de Água do Guandu (ETA Guandu), que é operada pela Companhia Estadual de Águas e Esgoto (Cedae), em Nova Iguaçu. O objetivo foi o de avaliar as condições operacionais e o tratamento da água fornecida a mais de 8 milhões de pessoas.

A vistoria foi realizada por membros do GAEMA/MPRJ e técnicos do Grupo de Apoio Técnico Especializado (GATE/MPRJ), além de professores e pesquisadores da UERJ, UFRJ e Fiocruz, que observaram a evolução do tratamento da água com uso do carvão ativado e todo o processo de tratamento para os fins de retorno da normalidade. A comitiva também avaliou as questões referentes ao Plano de Segurança da Água e de Contingência do Sistema Guandu. Na oportunidade, equipes da Fiocruz e do Laboratório da UERJ coletaram amostras da água para fins de análises de alguns parâmetros.

Além das vistorias, os membros do GAEMA/MPRJ e os técnicos do GATE/MPRJ têm participado de reuniões constantes com os agentes das Vigilâncias sanitárias dos municípios atendidos pelo sistema Guandu e com a Vigilância estadual. E também têm ouvido diversos especialistas sobre questões relacionadas à qualidade da água e as intervenções de saneamento básico previstas e em execução na bacia hidrográfica do Guandu.

Por MPRJ

cedae
qualidade da água
comitê de bacia hidrográfica do guandu
gaema mprj
eta guandu
224 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar