NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
MPRJ recebe novo secretário de Estado de Polícia Civil
Publicado em Tue Sep 29 21:42:23 GMT 2020 - Atualizado em Tue Sep 29 18:31:13 GMT 2020

O procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, recebeu, nesta terça-feira (29/09), o novo secretário de Estado de Polícia Civil, Allan Turnowski, para uma visita de cortesia ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). O titular da pasta veio à instituição acompanhado do chefe de gabinete, Tarcísio Jensen, sendo recebidos também pela coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais (CAO Criminal/MPRJ), promotora de Justiça Somaine Cerruti, pelo coordenador de Análises, Diagnósticos e Geoprocessamento (CADG/MPRJ), promotor de Justiça Sidney Rosa, e pelo promotor de Justiça Bernardo Maciel.

Um ponto central da conversa, e que mostrou ser de entendimento comum entre os presentes, é a necessidade de as instituições e os diferentes órgãos trabalharem de forma mais integrada. Além desse aspecto, Eduardo Gussem ressaltou a experiência positiva que o MPRJ teve ao investir em um ambiente transparente e digital, que possibilita utilizar novas tecnologias, ciência e inovação para aprimorar a atuação ministerial.

"Nós investimos muito em uma linha digital, é algo contemplado em nosso planejamento estratégico. E vimos que essa é uma forma de otimizar o tempo, melhorar as condições de trabalho. Cientificamente, começamos a fazer análises e estudos das razões para os ambientes estarem deteriorados. Se não identificarmos a lógica, não resolveremos o problema", disse o PGJ, que complementou:

"Atuando conjuntamente, MPRJ, Judiciário e Secretaria de Polícia Civil poderão encurtar os caminhos para chegar aos resultados que todos tanto almejam. Será um prazer compartilhar com a polícia os dados produzidos e trabalhados pelo MPRJ."

No encontro foram conversadas algumas demandas e entendimentos do Ministério Público e da Polícia Civil. O secretário de Polícia Civil, Allan Tornowski, comentou sobre sua filosofia de trabalho. "Creio que só tem uma maneira de funcionar: é integrar", pontuou. "É importante compartilhar com o MPRJ as estratégias, pois em vez de trabalharmos individualmente, trabalharemos em conjunto. O que eu estou vendo aqui é isso".

O PGJ também citou algumas das inovações desenvolvidas no MPRJ, colocando-as à disposição da Polícia Civil, como as ferramentas do 'MPRJ em Mapas'. Nessa conversa, o coordenador da CADG/MPRJ, Sidney Rosa, mostrou algumas funcionalidades de gestão e análises de índices disponíveis na ferramenta 'Parquet Digital'. O promotor de Justiça Bernardo Maciel complementou, apresentando a ferramenta 'Integra MPRJ', mais especificamente o "Integra Policial" que gerencia todos os documentos e movimentações dos inquéritos policiais que tramitam entre MPRJ e Polícia Civil. A coordenadora do CAO Criminal/MPRJ, Somaine Cerruti, falou sobre a importância de definir estratégias de ação e fazer análises para melhorar os resultados alcançados.

Desenvolvido pela Gerência de Sistemas da Informação (GSI/STIC), o “Integra MPRJ” é dividido em Integra Judicial – que abrange a atividade fim jurisdicionalizada (intimações oriundas do TJ-RJ e respectivas manifestações), Integra Policial – que gerencia inquéritos policiais, e Integra Extrajudicial, ferramenta para a atividade fim de investigação, como procedimentos preparatórios e inquéritos civis. Trata-se de um sistema com interface simples e intuitiva que dá mais agilidade às consultas, adiciona funcionalidades especificamente desenvolvidas para a atividade ministerial e confere organização ao trabalho de membros e servidores.

O 'MPRJ em Mapas' é um conjunto de ferramentas e plataformas de análise, diagnóstico e georreferenciamento focadas na construção e visualização de conhecimento instrumental para a atividade-fim do MPRJ, reunindo em sua equipe estatísticos, geógrafos, desenvolvedores de software e de inteligência artificial, designers e analistas de Business Inteligence. O trabalho é voltado para a criação de conhecimentos a partir do cruzamento de múltiplas bases de dados e da construção de ferramentas para compartilhamento de informações, gestão e diagnóstico de órgãos de execução.

Por MPRJ

mprj
policia civil
institucional
segurança publica
191 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar