NoticiasDetalhe

Notícia

Saúde
MPRJ, Instituto Veredas e República.org lançam projeto com respostas rápidas para problemas da gestão hospitalar pública
Publicado em Mon Nov 16 20:18:43 GMT 2020 - Atualizado em Mon Nov 16 20:17:48 GMT 2020

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Laboratório de Inovação (Inova/MPRJ), firmou parceria com duas instituições, o Instituto Veredas e o República.org, para aprimorar a gestão de pessoas e a eficiência das unidades da rede pública de saúde. A colaboração resultou na publicação, nesta segunda-feira (16/11), de três sínteses de evidências com respostas rápidas para desafios da gestão hospitalar.

O coordenador do Inova/MPRJ, promotor de Justiça Daniel Lima Ribeiro, destaca que a iniciativa fez parte do desenvolvimento do método experimental do Laboratório, explorando como trazer a atuação baseada em evidências para a missão de controle de políticas públicas do MPRJ.

Diretora do Instituto Veredas, Laura Boeira afirma que a tomada de decisão em gestão hospitalar precisa ser bem informada, além de otimizar suas chances de investir em soluções com impacto positivo, especialmente durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). “As respostas rápidas trazem as melhores e mais atuais evidências sobre o tema, em tempo oportuno e com linguagem simples para uso de gestores e gestoras da saúde do Rio de Janeiro", disse a dirigente.

Eloy Oliveira, diretor executivo do República.org, reforça a necessidade de valorizar servidores públicos e melhorar a entrega de serviços públicos no Brasil. “Nós entendemos que todo profissional público pode desenvolver a sua excelência por meio da busca por uma implementação de políticas públicas baseadas em evidências. E, nesse quesito, ainda temos muito a avançar no Brasil. As parcerias e colaborações estratégicas entre governos e organizações da sociedade civil, como a nossa, são fundamentais nesse processo”, reforça Eloy.

Os documentos, disponíveis em formato web ou para download em PDF, abordam três desafios priorizados pelo Inova/MPRJ sobre o tema, inserido na esfera de atribuição e deveres do MPRJ na tutela coletiva dos direitos à saúde: esgotamento profissional (Síndrome de Burnout); absenteísmo e rotatividade; e modelos de contrato e produtividade. Para cada um deles, o método de respostas rápidas indica o que se conhece sobre a efetividade e a implementação de soluções, promovendo o uso de evidências na formulação e controle de políticas públicas.

A pesquisa para combater o Burnout apresenta possíveis intervenções das mais diversas naturezas - psicossociais, organizacionais, de relaxamento, educativas e até artísticas.  O documento sobre absenteísmo e rotatividade destaca estudos focados em averiguar a efetividade de intervenções no local de trabalho, para reduzir o enfrentamento desses problemas, além da perda de emprego, por pessoas com doenças físicas específicas. A síntese de evidências sobre modelos de contrato e produtividade levanta como diferentes modelos de contrato podem influenciar as dimensões de performance, produtividade e qualidade da assistência de profissionais de saúde.

As instituições esperam que o material agregue diferentes atores no desenho, implementação e monitoramento de políticas e intervenções sociais, entre promotores e procuradores de Justiça, gestores e servidores públicos, organizações da sociedade civil, além de profissionais e pesquisadores da área da saúde.

As três sínteses de evidências podem ser acessadas neste site.

Por MPRJ

saúde
mprj
gestão
políticas públicas
eficiência
rede pública
inova
instituto veredas
republica.org
gestão hospitalar
85 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar