Revista 4 Fase 2 - Sobre

Imagem representativa da Revista 4 Fase 2
Revista 4 Fase 2

Nesta 4ª edição da 2ª fase da Revista do MPRJ, os artigos selecionados para a seção Doutrina incursionam em temas de inegável complexidade e importância, tais como o panorama nacional a respeito das penas de prisão; o processo tributário, referente às áreas de Direito Tributário e Direito Processual Civil; as ações sem valor nominal; a obrigatoriedade da intervenção do Ministério Público no Processo Civil; ensaio sobre o problema da lesão corporal dolosa e leve; inelegibilidade e desincompatibilização; o aperfeiçoamento da legislação brasileira; liberalidades inoficiosas. O exercício das funções institucionais do Ministério Público é retratado na seção Peças Processuais por meio de dezesseis pareceres da lavra de nossos combativos membros. Dos nossos Tribunais Superiores, apresentamos dezenove jurisprudências, as quais versam sobre teses bastante diversificadas e de indiscutível importância.

Formato Digital - Revista

Formato Digital
Documento
Revista Digital na íntegra - Versão PDF

REVISTA 4 FASE 2

ARTIGOS

Doutrina

O Aperfeiçoamento da Legislação Brasileira

Raphael Cirigliano Filho


O Panorama Nacional a Respeito das Penas de Prisão

Antonio Vicente da Costa Júnior


Liberalidades Inoficiosas

Simão Isaac Benjó


Inelegibilidade e Desincompatibilização

Luiz Roldão de F. Gomes


Ensaio sobre o Problema da Lesão Corporal Dolosa e Leve

Luiz Felipe da Silva Haddad


Ações sem Valor Nominal

Arthur Faveret Cavalcanti


A Intervenção do Ministério Público no Processo Civil é Sempre Obrigatória?

Fernando da Costa Tourinho Filho


Peças Processuais

PARECERES

Falsidade em Carteira de Trabalho.

Laudelino Freire Júnior


Testamento.

Ellis Hermydio Figueira


Litisconsórcio Superveniente. Interpretação da Norma Processual. Concurso para o M.P.

Paulo Dourado de Gusmão


Expressão de Propaganda. Valor do Termo de Depósito. Ação Rescisória, Violação do Direito. Sentido de Dolo e Erro de Fato na Matéria.

Paulo Dourado de Gusmão


Coisa Julgada em Mandado de Segurança.

Nicanor Médici Fischer


Demissão de Funcionário.

Maurício Parreiras Horta


Penhora, Arresto e Sequestro. Intervenção do Ministério Público.

Roberval Clementino Costa do Monte


Disponibilidade.

Luiz Fernando Cardoso de Gusmão


Interposição de Recurso.

Mário Portugal Fernandes Pinheiro


Confissão Extrajudicial. Roubo Tentado.

Sergio Demoro Hamilton


Coisa Julgada em Matéria em Reincidência ou Primariedade.

Jacyr Villar de Oliveira


Herança e Legado.

David Milech


Transcrição Imobiliária. Indispensabilidade da Cadeira Causal.

Paulo Ferreira Rodrigues


Composição da Mesa Executiva da Câmara de Vereadores.

João Batista Petersen Mendes


Ameaça.

Leny Costa da Silva


Código de Processo Civil.

Arnoldo Wald


Jurisprudência

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

JURISPRUDÊNCIA CÍVEL

RECURSO EXTRAORDINÁRIO Nº 82.583/SÃO PAULO. I. CHEQUE. APRESENTAÇÃO AO SACADO FORA DOS TRINTA DIAS DE SUA EMISSÃO. NÃO PRIVA O PORTADOR DA AÇÃO COMBIAL, ENTÃO EXECUTIVA, CONTRA O EMITENTE E RESPECTIVOS AVALISTAS. II. INAPLICAÇÃO DO ART. 40 DA LEI UNIFORME, FACE À RESERVA INTRODUZIDA PELO ART. 20 DO ANEXO II, AO QUAL SE REFERE O DECRETO Nº 57595/66. INCIDÊNCIA DO ART. 5º DO DECRETO Nº 2.591/1912. PRECEDENTES DE SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. III. RECURSO EXTRAORDINÁRIO CONHECIDO, MAS NÃO PROVIDO.


Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro

JURISPRUDÊNCIA CÍVEL

AGRAVO DE PETIÇÃO Nº 26.379. IMPOSTO DE CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS (ICM). ISENÇÃO. ARGUIÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE DO ART. 1º DO ATO Nº 11, DE 5 DE ABRIL DE 1968, DO PODER EXECUTIVO DO ENTÃO ESTADO DA GUANABARA EM FACE DO INCISO III, DO ARTIGO 20 DA CONSTITUIÇÃO DO BRASIL, APROVADA PELA EMENDA Nº 1, DE 17 DE OUTUBRO DE 1969. APLICAÇÃO DOS CONVÊNIOS DE PORTO ALEGRE E O III DO RIO DE JANEIRO E DO TRATADO DE MONTEVIDÉU APROVADO PELO DECRETO LEGISLATIVO Nº 1, DE 4 DE FEVEREIRO DE 1961, PROMULGADO PELO DECRETO Nº 50.656, DE 24 DE MAIO DE 1961. ARGUIÇÃO REJEITADA. A ISENÇÃO DO ICM, CONCEDIDA ÀS FRUTAS FRESCAS, PROVENIENTES DOS PAÍSES DA ALALC (ASSOCIAÇÃO LATINO AMERICANA DE LIVRE COMÉRCIO), NÃO INFRINGE O PRECEITO CONSTITUCIONAL QUE VEDA AOS ESTADOS-MEMBROS "ESTABELECER DIFERENÇA TRIBUTÁRIA ENTRE BENS DE QUALQUER NATUREZA EM RAZÃO DE SUA PROCEDÊNCIA OU DESTINO", PORQUE SE TRATA DE CONCESSÃO DECORRENTE DO TRATADO DE MONTEVIDÉU E DE CONVÊNIOS ESTADUAIS PREVISTOS NA CONSTITUIÇÃO.


Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro

JURISPRUDÊNCIA CÍVEL

APELAÇÃO CÍVEL Nº 81.800. UNIFORMIZAÇÃO DE JURISPRUDÊNCIA. ART. 3º DA LEI 4121/62. SE O CRÉDITO NÃO EXCEDER A METADE DO VALOR DO BEM COMUM OU SE, EXCEDENDO-A, O CREDOR NÃO DEMONSTRAR A EXISTÊNCIA DE OUTROS BENS COMUNS, SERÁ PENHORADO O BEM TODO E RESSALVADA A METADE DO VALOR APURADO, A NÃO SER QUE SE TRATE DE BEM DE FÁCIL DIVISÃO, CASO EM QUE SERÁ PENHORADA APENASA METADE IDEAL DE SEU VALOR. SE, ENTRETANTO, EXCEDENDO O CRÉDITO A METADE DO VALOR DO BEM, O CREDOR DEMONSTRAR A EXISTÊNCIA DE OUTROS BENS COMUNS, A EXECUÇÃO ABSORVERÁ O VALOR DO BEM ATÉ ONDE FOR NECESSÁRIO PARA A SATISFAÇÃO DO CRÉDITO, DENTRODOS LIMITES DA MEAÇÃO DO CÔNJUGE QUE SE OBRIGOU, COMPUTADOS OS BENS COMUNS RESTANTES. VOTOS VENCIDOS: A PENHORA DEVE RECAIR SEMPRE SOBRE A METADE IDEAL DO VALOR DO BEM.


Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro

JURISPRUDÊNCIA CÍVEL

AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 393. CABE AGRAVO DE DESPACHO QUE EFETIVA O DIREITO DE VISISTA DO FILHO À MÃE E DA PERMENÊNCIA DO MENOR EM COMPANHIA DA GENITORA, ESTIPULADO NO DESQUITE AMIGÁVEL DOS PAIS.


Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro

JURISPRUDÊNCIA CÍVEL

AGRAVO DE PETIÇÃO Nº 25.059. AÇÃO ANULATÓRIA DE ADOÇÃO. LEGITIMATIO AD CAUSAM. CARÊNCIA DE AÇÃO DECRETADA POR FALTA DE INTERESSE ECONÔMICO E MORAL. INTELIGÊNCIA DO ART. 10, § 2º, DA LEI DE INTRODUÇÃO AO CÓDIGO CIVIL. DISTINÇÃO ENTRE "CAPACIDADE PARA SUCEDER" E "VOCAÇÃO HEREDITÁRIA" A "CAPACIDADE PARA SUCEDER" SEGUNDO O DIREITO PÁTRIO. PROVIMENTO DO RECURSO. VOTO VENCIDO.


Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro

JURISPRUDÊNCIA CÍVEL

APELAÇÃO CÍVEL Nº 912. CASAMENTO NO ESTRANGEIRO, SENDO UM DOS CÔNJUGES BRASILEIRO. DIVÓRCIO. HOMOLOGAÇÃO DE SENTENÇA ESTRANGEIRA. ALIMENTOS. É VÁLIDO O CASAMENTO DE BRASILEIRA SOLTEIRA, REALIZAÇÃO NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA DO NORTE, COM CIDADÃO NORTE-AMERICANO, ALI LEGALMENTE DIVORCIADO, DISPENSADA A HOMOLOGAÇÃO DO DIVÓRCIO DO NUBENTE ESTRANGEIRO PELA JUSTIÇA BRASILEIRA.


Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro

JURISPRUDÊNCIA CÍVEL

RECLAMAÇÃO Nº 101. INSTITUIÇÃO FINANCEIRA EM LIQUIDAÇÃO EXTRAJUDICIAL. RECLAMAÇÃO. É SUSCETÍVEL DE AGRAVO DE INSTRUMENTO A DECISÃO DO DR. JUIZ A QUO QUE, EM EXECUÇÃO DE SENTENÇA EM AÇÃO ESPECIAL DE DEPÓSITO, DETERMINA EXPEDIÇÃO DO MANDADO EXECUTÓRIO, NÃO CONTRA O LIQUIDANTE EXTRAJUDICIAL, MERO DELOGADO DO BANCO CENTRAL, MAS CONTRA OS EX-ADMINISTRADORES DE INSTITUIÇÃO FINANCEIRA, PARA DEVOLVEREM, SOB PENA DE PRISÃO, AS AÇÕES ENTREGUES PELO EXEQUENTE "EM CUSTÓDIA" À CORRETORA AO TEMPO EM QUE FUNCIONAVA REGULARMENTE. SENDO RECORRÍVEL A DECISÃO, NÃO SE CONHECE DA RECLAMAÇÃO MANIFESTADA PELO EXEQUENTE (CÓD. ORG. JUDICIÁRIA, ART. 219).


Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro

JURISPRUDÊNCIA CÍVEL

APELAÇÃO CÍVEL Nº1.863. APLICAÇÃO DO § 5º, DO ART. 97 DA LEI N º3.754 DE 1960: RESPONSABILIDADE DO ESTADO PELO PAGAMENTO DOS PROVENTOS DO SERVIDOR QUE SE APOSENTOU APÓS A CRIAÇÃO DO ESTADO DA GUANABARA.


Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro

JURISPRUDÊNCIA CÍVEL

APELAÇÃO CÍVEL Nº 2.009. AÇÃO DE DESQUITE FUNDADA NO ART. 317, IV DO CÓD. CIVIL. RÉ CITADA POR EDITAIS, QUE TRAZEM O NOME DO A. COM ERRO. NULIDADE NÃO DECLARADA. RECURSO AO QUAL SE DÁ PROVIMENTO, PARA SE JULGAR PROCEDENTE A AÇÃO.


Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro

JURISPRUDÊNCIA CÍVEL

APELAÇÃO Nº 2.459. DÚVIDA - DECADÊNCIA - TÍTULOS IMPRESTÁVEIS ÀTRANSCRIÇÃO. ENSINA HELY LOPES MEIRELLES QUE "A PRESCRIÇÃO ADMINISTRATIVA SÓ OCORRE, EM HAVENDO LEI QUE A ESTABELEÇA". O ART. 215, § 1º, DA LEI DOS REGISTROS PÚBLICOS NÃO FALA EM PRESCRIÇÃO OU DECADÊNCIA. O QUE A LEI QUER É QUE NÃO HAJA RETARDAMENTO NO REGISTRO DOS TÍTULOS. ASSIM, COMO CABE AO OFICIAL LEVANTAR DÚVIDA, CABE TAMBÉM AO APRESENTANTE DO TÍTULO EXIGI-LA. LÍCITA É A RECUSA DO OFICIAL EM NÃO REGISTRAR O TÍTULO QUANDO NÃO REVESTIDO DAS FORMALIDADES LEGAIS. FALTANDO A INDIVIDUALIZAÇÃO QUE IDENTIFIQUE O IMÓVEL E, BEM ASSIM, O REGISTRO ANTERIOR, O REGISTRO NÃO PODERÁ SER FEITO. PRELIMINARES REJEITADAS E PROCEDÊNCIA DA DÚVIDA.


Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro

JURISPRUDÊNCIA CÍVEL

APELAÇÃO CÍVEL Nº 3.112. RESTAURAÇÃO DE AUTOS - MEDIDA PROVIDENCIADA PELO ADVOGADO QUE DEU CAUSA AO SEU DESAPARECIMENTO - ADVOGADO ÚNICO NO PROCESSO - VERBA HONORÁRIA INDEVIDA. A VERBA HONORÁRIA DEVE SER APLICADA QUANDO HÁ SUCUMBÊNCIA. SE O ÚNICO ADVOGADO DO PROCESSO É O REQUERENTE DA MEDIDA E, POR SEU TURNO, TEVE SUCESSO NO PRETENDEIDO, NÃO DEVE SER CONDENADO NO PAGAMENTO DA VERBA HONORÁRIA.


Supremo Tribunal Federal

JURISPRUDÊNCIA CÍVEL

APELAÇÃO CÍVEL Nº 452. FILIAÇÃO ADULTERINA. DIREITO SUCESSÓRIO. CONCURSO DE FILHOS LEGÍTIMOS E ADULTERINOS. CONSTITUCIONALIDADE DO ART. 2º DA LEI 883, DE 21 DE OUTUBRO DE 1949. INCIDENTES DE UNIFORMIZAÇÃO DE JURISPRUDÊNCIA. AVALIAÇÃO EM INVENTÁRIO E SUA RENOVAÇÃO. NULIDADE DO PROCESSO DE INVENTÁRIO.


Supremo Tribunal Federal

JURISPRUDÊNCIA CRIMINAL

RECURSO EXTRAORDINÁRIO CRIMINAL Nº 80.547 / SÃO PAULO. DEFESA. AUSÊNCIA DE ADVOGADO. CERCEAMENTO. AUDIÊNCIA REALIZADA SEM A PRESENÇA DA ACUSADA E DE SEU ADVOGADO. AUSÊNCIA DE NOMEAÇÃO DE DEFENSOR. PROVA QUE INFLUIU NA DECISÃO DA CAUSA. NULIDADE RECONHECIDA (CONSTITUIÇÃO, ART. 153, § 16; C.P.P., ART 564, III, E). RECURSO CONHECIDO E PROVIDO.


Supremo Tribunal Federal

JURISPRUDÊNCIA CRIMINAL

RECURSO EXTRAORDINÁRIO Nº 85.652/ RIO GRANDE DO SUL PAGAMENTO DE PROMISSÓRIA MEDIANTE CHEQUES DE TERCEIROS, QUE SE VERIFICOU NÃO TEREM FUNDOS. INSUBSISTÊNCIA DA QUITAÇÃO DADA POR ERRO. O CHEQUE SEM FUNDOS É EQUIVALENTE À MOEDA FALSA. O CHEQUE NÃO TEM O PODER LIBERATÓRIO DA MOEDA; TRANSMITE-SE SEMPRE "PRO SOLVENDO". NÃO CONSTITUI NOVAÇÃO. RECONHECIDO E PROVIDO.


Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro

JURISPRUDÊNCIA CRIMINAL

RECURSO CRIMINAL Nº 151. FRAUDE PROCESSUAL. NÃO HÁ QUE SE COGITAR DO DELITO DE FRAUDE PROCESSUAL (ART. 347, PARÁGRAFO ÚNICO DO CÓDIGO PENAL) QUE EXIGE O DOLO GENÉRICO E ESPECÍFICO NA AÇÃO DO AGENTE AO AFASTAR-SE DO LOCAL DO CRIME COM AS ARMAS DE QUE SE UTILIZOU PARA PRATICÁ-LO.


Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro

JURISPRUDÊNCIA CRIMINAL

APELAÇÃO CRIMINAL Nº 759, DA CAPITAL. ROUBO TENTADO. AUTORIA PLENAMENTE CONFIGURADA. PENA APLICADA EM EXCESSO, COM A INDEVIDA COMPENSAÇÃO DE CAUSAS DE AUMENTO E DIMINUIÇÃO PREVISTAS RESPECTIVAMENTE, NAS PARTES ESPECIAL E GERAL DO CÓDIGO PENAL. PROVIMENTO PARCIAL DO APELO PARA REDUÇÃO DA PENA.


Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro

JURISPRUDÊNCIA CRIMINAL

RECURSO CRIMINAL Nº 153/75. LIVRAMENTO CONDICIONAL - FALTA DOS REQUISITOS LEGAIS. CONFIRMA-SE A DECISÃO DENEGATÓRIA.


Tribunal de Alçada do Estado do Rio de Janeiro

JURISPRUDÊNCIA CRIMINAL

APELAÇÃO CRIMINAL Nº 8.055. CRIME CULPOSO. ARTS. 256, PARÁGRAFO ÚNICO, 258 E 51, § 1º, COMBINADOS, DO CÓDIGO PENAL.


Tribunal de Alçada do Estado do Rio de Janeiro

JURISPRUDÊNCIA CRIMINAL

EMBARGOS DE DECLARAÇÃO NA APELAÇÃO CRIMINAL Nº 8.055. EMBARGOS DE DECLARAÇÃO MIRANDO À CONTRADIÇÃO, CONSISTENTE EM HAVER APLICADO O ACÓRDÃO PENA ABAIXO DO MÍNIMO LEGAL, QUANDO ESTE FOI O QUE FIXOU NA SUA PARTE DISPOSITIVA. ERRO MATERIAL. ACOLHIMENTO DOS EMBARGOS.