Revista 6 Fase 2 - Sobre

Imagem representativa da Revista 6 Fase 2
Revista 6 Fase 2

Na presente edição da Revista do Ministério Público, a 6ª de sua 2ª Fase, oferecemos aos seus leitores a expertise de autores renomados e temas de indiscutível importância não apenas para o campo do Direito, mas também para diferentes campos do conhecimento humano. Análises laboriosas acerca de assuntos tais como o casamento da ofendida e os crimes contra os costumes; os vícios redibitórios; a ação rescisória no novo Código de Processo Civil, requête civil e revocazione; e a presença do Ministério Público na Ação Penal Privada são alguns exemplos dos debates aqui suscitados e que compões a seção "Doutrina". A prática cotidiana dos membros do MP é retratada pelas onze peças e manifestações processuais reproduzias na seção "Peças Processuais". Também fazem parte da pauta deste exemplar, na seção "Jurisprudência", a construção jurisprudencial emanada de recentes julgados dos nossos Tribunais Superiores.

Formato Digital - Revista

Formato Digital
Documento
Revista Digital na íntegra - Versão PDF

REVISTA 6 FASE 2

ARTIGOS

Doutrina

Vícios Redibitórios

Jacyr Villar de Oliveira


Ação Rescisória. Novo Código de Processo Civil, requête civil e revocazione

Roberval Clementino Costa do Monte


A Presença do Ministério Público na Ação Penal Privada

Sergio Demoro Hamilton


O Casamento da Ofendida e os Crimes contra os Costumes

Fernando da Costa Tourinho Filho


Peças Processuais

Pareceres

Falência. Desistência do recurso interposto pelo síndico.

Francisco Otoch


Vistoria. Interrupção da prescrição.

Luiz F. Cardoso de Gusmão


Ação rescisória, sentido da expressão "literal disposição da lei". Direito da concubina à pensão.

Paulo Dourado de Gusmão


Homicídio privilegiado. Motivo fútil.

Jorge Guedes


Revogação de medida de segurança.

Marcelo M. Domingues de Oliveira


Ação rescisória. Requisitos.

Nicanor Médici Fischer


Arguição de impedimento de perito. Procedência da arguição.

Antonio C. Bocayuva Cunha


Contravenção do art. 32 da L.C.P.; absorção pelo crime de lesão corporal culposa; prescrição - Sursis; condições vedadas no seu estabelecimento.

Mário P. Fernandes Pinheiro


Apropriação indébita.

Sergio Demoro Hamilton


Cheque sem provisão de fundos; irrelevância do preenchimento datilográfico.

David Milech


Do quantum a ser penhorado na execução.

Arnoldo Wald


Jurisprudência

Supremo Tribunal Federal

JURISPRUDÊNCIA CIVEL

RECURSO EXTRAORDINÁRIO Nº 80.004/ SERGIPE. CONVENÇÃO DE GENEBRA - LEI UNIFORME SOBRE LETRAS DE CÂMBIO E NOTAS PROMISSÓRIAS - AVAL APOSTO A NOTA PROMISSÓRIA NÃO REGISTRADA NO PRAZO LEGAL - IMPOSSIBILIDADE DE SER O AVALISTA ACIONADO, MESMO PELAS VIAS ORDINÁRIAS. VALIDADE DO DECRETO-LEI Nº 427, DE 22.01.1969.


Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro

JURISPRUDÊNCIA CIVEL

AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 760. REGIME DE BENS NA ALEMANHA, MODIFICAÇÃO EM VIRTUDE DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERAL ALEMÃ DE 1949 E DA LEI DA IGULDADE DE DIREITOS DO HOMEM E DA MULHER, DE 14 DE JUNHO DE 1957.


JURISPRUDÊNCIA CIVEL

AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 1.096. MINISTÉRIO PÚBLICO. PRAZO DE RECURSO. CONTA-SE EM DOBRO O PRAZO PARA RECORRER, QUER O MINISTÉRIO PÚBLICO SEJA PARTE, QUER INTERVENHA COMO CUSTOS LEGIS. INTERPRETAÇÃO DO ART. 188 DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL.


Supremo Tribunal Federal

JURISPRUDÊNCIA CRIMINAL

RECURSO DE HABEAS-CORPUS Nº 54.411/ MINAS GERAIS. FALÊNCIA DE COMPANHIA. DECRETAÇÃO DA PRISÃO ADMINISTRATIVA DO DIRETOR PARA CONSTRANGÊ-LO À APRESENTAÇÃO DOS LIVROS DA SOCIEDADE ANÔNIMA SONEGADOS À ARRECADAÇÃO. RESPONSABILIDADE DO DIRETOR DE FATO QUE SE OCULTA ATRÁS DA NOMEAÇÃO DE HOMEM DE PALHA PARA O CARGO DE DIRETOR. FRAUDE À LEI. LEGITIMIDADE DA PRISÃO DO VERDADEIRO DIRETOR. REEXAME DE FATOS INADMISSÍVEIS NA VIDA DE HABEAS-CORPUS. RHC A QUE SE NEGA PROVIMENTO.


JURISPRUDÊNCIA CRIMINAL

RECURSO DE HABEAS-CORPUS Nº 54.637/ SÃO PAULO. DESACATO. TRANCAMENTO DA AÇÃO PENAL. O RISO PODE ENCERRAR ESCÁRNIO, ZOMBARIA, MOFA, CAPAZES DE DESPRESTIGIAR, MENOSPREZAR OU HUMILHAR A AUTORIDADE.